Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8

(EM13LP10)  Selecionar  informações,  dados  e  argumentos  em  fontes  confiáveis,
                  impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido
                  tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a
                  sustentação das posições defendidas.
                  (EM13LP15)  Planejar,  produzir,  revisar,  editar,  reescrever  e  avaliar  textos  escritos  e
                  multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que
                  diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito
                  de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural
                  vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em
                  questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso
                  do  conhecimento  dos  aspectos  notacionais  (ortografia  padrão,  pontuação  adequada,
                  mecanismos  de  concordância  nominal  e  verbal,  regência  verbal  etc.),  sempre  que  o
                  contexto o exigir.
                  (EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade,
                  denunciando  o  desrespeito  a  direitos,  organizando  e/ou  participando  de  discussões,
                  campanhas  e  debates,  produzindo  textos  reivindicatórios,  normativos,  dentre  outras
                  possibilidades,  como  forma  de  fomentar  os  princípios  democráticos  e  uma  atuação
                  pautada pela ética da responsabilidade.
                  (EM13LP28)  Organizar  situações  de  estudo  e  utilizar  procedimentos  e estratégias  de
                  leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
                  (EM13LP29)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,
                  experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis,
                  registrando  o  processo  e  comunicando  os  resultados,  tendo  em  vista  os  objetivos
                  colocados e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender
                  como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
                  gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
                  (EM13LP30)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,
                  experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis,
                  registrando  o  processo  e  comunicando  os  resultados,  tendo  em  vista  os  objetivos
                  pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender
                  como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
                  gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
                  (EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e
                  multissemióticos  de  diferentes  áreas  do  conhecimento,  identificando  sua  organização
                  tópica  e  a  hierarquização  das  informações,  identificando  e  descartando  fontes  não
                  confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
                  (EM13LP33)  Produzir  textos  para  a  divulgação  do  conhecimento  e  de  resultados  de
                  levantamentos e pesquisas – texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica,
                  verbete de enciclopédia (colaborativa ou não), infográfico (estático ou animado), relato
                  de  experimento,  relatório,  relatório  multimidiático  de  campo,  reportagem  científica,
                  podcast  ou  vlog  científico,  apresentações  orais,  seminários,  comunicações  em  mesas
                  redondas, mapas dinâmicos etc. –, considerando o contexto de produção e utilizando os
                  conhecimentos  sobre  os  gêneros  de  divulgação  científica,  de  forma  a  engajar-se  em
                  processos significativos de socialização e divulgação do conhecimento.
                  (EM13LP44)  Analisar,  discutir,  produzir  e  socializar,  tendo  em  vista  temas  e
                  acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens,
                  reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de
                  opinião,  críticas  da  mídia,  vlogs  de  opinião,  textos  de  apresentação  e  apreciação  de
                  produções  culturais  (resenhas,  ensaios  etc.)  e  outros  gêneros  próprios  das  formas  de
                  expressão  das  culturas juvenis  (vlogs  e podcasts  culturais,  gameplay etc.),  em  várias
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13