Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8

HUMANISMO E O TEATRO DE GIL VICENTE
                                                   (FASCÍCULO 5)

                             CLASSICISMO E A POESIA DE LUÍS VAZ DE CAMÕES
                                                   (FASCÍCULO 6)

                           QUINHENTISMO E A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
                                                   (FASCÍCULO 8)

                        BARROCO E A POESIA DE GREGÓRIO DE MATOS E GUERRA
                                                   (FASCÍCULO 9)

                                               LEITURA PRINCIPAL
                                                     ROMANCE
                                         “BALADA DE AMOR AO VENTO”
                                                PAULINA CHIZIANE
                                                    FUVEST 2028

                                               LEITURA VISITADA 1
                                      COLETÂNEA DE LETRAS DE CANÇÃO
                           “CANÇÕES ESCOLHIDAS DE PAULO CÉSAR PINHEIRO”
                                                   UNICAMP 2028

                                               LEITURA VISITADA 2
                                             COLETÂNEA DE POEMAS
                                                   “GEOGRAFIA”
                                   SOPHIA BREYNER DE MELLO ANDRESEN
                                                    FUVEST 2028

                                               LEITURA VISITADA 3
                                             COLETÂNEA DE CONTOS
                                                “NO SEU PESCOÇO”
                                              CHIMAMANDA IDICHIE
                                                   UNICAMP 2028

                                             COMPETÊNCIAS GERAIS
                                                EDUCAÇÃO BÁSICA

       1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
       digital  para  entender  e  explicar  a  realidade,  continuar  aprendendo  e  colaborar  para  a  construção  de  uma
       sociedade justa, democrática e inclusiva.

       5)  Compreender,  utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de  informação  e  comunicação  de  forma  crítica,
       significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar
       e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
       vida pessoal e coletiva.

       10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
       tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

                          EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
                                       Investigação Científica, Processos Criativos
                                          Mediação e Intervenção Sociocultural
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13