Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8
(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis,
impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido
tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a
sustentação das posições defendidas.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e
multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que
diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito
de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural
vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em
questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso
do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada,
mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o
contexto o exigir.
(EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade,
denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões,
campanhas e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, dentre outras
possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos e uma atuação
pautada pela ética da responsabilidade.
(EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de
leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo,
experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis,
registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos
colocados e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender
como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo,
experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis,
registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos
pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender
como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e
multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização
tópica e a hierarquização das informações, identificando e descartando fontes não
confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
(EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de
levantamentos e pesquisas – texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica,
verbete de enciclopédia (colaborativa ou não), infográfico (estático ou animado), relato
de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, reportagem científica,
podcast ou vlog científico, apresentações orais, seminários, comunicações em mesas
redondas, mapas dinâmicos etc. –, considerando o contexto de produção e utilizando os
conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se em
processos significativos de socialização e divulgação do conhecimento.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e
acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens,
reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de
opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de
produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de
expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias