Page 10 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
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Fala, garotada!
Estudaremos, neste segundo trimestre, as chamadas escolas literárias.
Retomaremos e aprofundaremos as figuras de linguagem, como a metáfora, a ironia, a
personificação, a antítese, a hipérbole, a metonímia, o eufemismo, dentre outras. Vocês
lerão, nesse trimestre, o romance “Balada de amor ao vento”, da escritora moçambicana
Paulina Chiziane. Essa obra é de leitura obrigatória para a Fuvest 2027, que vocês
prestarão no fim de 2026.
COMPETÊNCIAS GERAIS
EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de
forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
→ Trovadorismo: Cantigas de amor e de amigo.
→ Humanismo: Teatro vicentino.
→ Classicismo: Lírica e épica de Camões.
Leitura principal
→ Romance “Balada de amor ao vento”.
Paulina Chiziane.
Modernismo de Moçambique.
(Fuvest 2027)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários,
percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de
apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6.
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras,
festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais,
jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas,
contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas
de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas
culturais de seu tempo.