Page 10 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 10

Fala, garotada!
                            Estudaremos,  neste  segundo  trimestre,  as  chamadas  escolas  literárias.
                  Retomaremos e aprofundaremos as figuras de linguagem, como a metáfora, a ironia, a
                  personificação, a antítese, a hipérbole, a metonímia, o eufemismo, dentre outras. Vocês
                  lerão, nesse trimestre, o romance “Balada de amor ao vento”, da escritora moçambicana
                  Paulina  Chiziane.  Essa  obra  é  de  leitura  obrigatória  para  a  Fuvest  2027,  que  vocês
                  prestarão no fim de 2026.

                                              COMPETÊNCIAS GERAIS
                                                 EDUCAÇÃO BÁSICA

                  1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
                  social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
                  colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
                  5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de
                  forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
                  escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
                  resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
                  10)  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,
                  resiliência  e  determinação,  tomando  decisões  com  base  em  princípios  éticos,
                  democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

                          EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
                                      Investigação Científica, Processos Criativos
                                         Mediação e Intervenção Sociocultural

                                            CONTEÚDOS CONCEITUAIS

                                    → Trovadorismo: Cantigas de amor e de amigo.
                                           → Humanismo: Teatro vicentino.
                                       → Classicismo: Lírica e épica de Camões.
                                                    Leitura principal
                                        → Romance “Balada de amor ao vento”.
                                                    Paulina Chiziane.
                                              Modernismo de Moçambique.
                                                      (Fuvest 2027)

                                         CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

                  (EM13LP46)  Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários,
                  percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais  e as coletivas de
                  apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
                  Eixo 6.
                  (EM13LP47)  Participar  de  eventos  (saraus,  competições  orais,  audições,  mostras,
                  festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais,
                  jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas,
                  contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas
                  de  música  etc.)  e/ou  interpretar  obras  de  outros,  inserindo-se  nas  diferentes  práticas
                  culturais de seu tempo.
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15