Page 7 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 7
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e democráticos.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação
científica.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gêneros estudados: relatório, relatório de divulgação científica, enciclopédico e diário.
- Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, escolar e digital.
- Linguagem e sentido.
- Acentuação e ortografia.
- Características da língua portuguesa.
- A importância do contexto.
- Formação de palavras.
- Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas
condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência
previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero
do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de
análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na
leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero,
usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que
contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e
organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-
discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos;
problema/solução; definição/exemplos etc.).
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os
movimentos argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua
força e eficácia, e posicionar-se diante da questão discutida e/ou dos argumentos
utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição
do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica,
deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como
modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos,
locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.),
uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com
vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses
elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
(EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e
projetos discursivos.