Page 7 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 7

Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
                  acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
                  10.  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,
                  resiliência  e  determinação,  tomando  decisões  com  base  em  princípios  éticos,
                  democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
                  Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
                  e democráticos.

                  EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação
                  científica.

                  CONTEÚDOS CONCEITUAIS

                  - Gêneros estudados: relatório, relatório de divulgação científica, enciclopédico e diário.
                  - Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, escolar e digital.
                  - Linguagem e sentido.
                  - Acentuação e ortografia.
                  - Características da língua portuguesa.
                  - A importância do contexto.
                  - Formação de palavras.
                  - Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.

                  CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

                  (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas
                  condições  de  produção  e  seu  contexto  sócio-histórico  de  circulação  (leitor/audiência
                  previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero
                  do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de
                  análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
                  (EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na
                  leitura/escuta,  considerando  a  construção  composicional  e  o  estilo  do  gênero,
                  usando/reconhecendo  adequadamente  elementos  e  recursos  coesivos  diversos  que
                  contribuam  para  a  coerência,  a  continuidade  do  texto  e  sua  progressão  temática,  e
                  organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-
                  discursivas    envolvidas    (causa/efeito   ou    consequência;     tese/argumentos;
                  problema/solução; definição/exemplos etc.).
                  (EM13LP05)  Analisar,  em  textos  argumentativos,  os  posicionamentos  assumidos,  os
                  movimentos argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua
                  força  e  eficácia,  e  posicionar-se  diante  da  questão  discutida  e/ou  dos  argumentos
                  utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
                  (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição
                  do  enunciador  frente  àquilo  que  é  dito:  uso  de  diferentes  modalidades  (epistêmica,
                  deôntica  e  apreciativa)  e  de  diferentes  recursos  gramaticais  que  operam  como
                  modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos,
                  locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.),
                  uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com
                  vistas  ao  incremento  da  compreensão  e  da  criticidade  e  ao  manejo  adequado  desses
                  elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
                  (EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e
                  projetos discursivos.
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12