Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 6

reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos
       e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade.


       (EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
       objetivos e à natureza do conhecimento em questão.

       (EM13LP29)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,  experimento  científico,
       levantamento  de  dados  etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
       resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção, como forma
       de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros
       textuais envolvidos na realização de pesquisas.


       (EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de
       diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das informações,
       identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.

       (EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de levantamentos e pesquisas
       – texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia (colaborativa ou não),
       infográfico  (estático  ou  animado),  relato  de  experimento,  relatório,  relatório  multimidiático  de  campo,
       reportagem  científica, podcast ou vlog científico, apresentações orais, seminários, comunicações em mesas
       redondas, mapas dinâmicos etc. –, considerando o contexto de produção e utilizando os conhecimentos sobre
       os  gêneros  de  divulgação  científica,  de  forma  a  engajar-se  em  processos  significativos  de  socialização  e
       divulgação do conhecimento.


       (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local
       ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos,
       podcasts  noticiosos,  artigos  de  opinião,  críticas  da  mídia,  vlogs  de  opinião,  textos  de  apresentação  e
       apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão
       das  culturas  juvenis  (vlogs  e  podcasts  culturais,  gameplay  etc.),  em  várias  mídias,  vivenciando  de  forma
       significativa  o  papel  de  repórter,  analista,  crítico,  editorialista  ou  articulista, leitor, vlogueiro e booktuber,
       entre outros.


       CAPÍTULOS DOS LIVROS DIDÁTICOS

       Cadernos 7 a 9 da FTD e Unidade 1 e 2 do livro de Interpretação de textos (Cereja).


       AVALIAÇÃO

       Provas – Prova 1: 6,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 12,0 pontos (discursiva). As datas das provas estão
       disponibilizadas no calendário oficial.


       ADOS  -  12,0  pontos.  Todas  as  datas  de  entrega  serão disponibilizadas na sala de aula virtual (Google) e
       aparecerão na agenda do aluno.




        Atividade     Critérios                  Data                    Valor
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11