Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 6

DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
                  PROFESSORA AMÁBILE BIANCA

                              Alunos queridos da 1ª série do Ensino Médio

                         Após  um  1º  trimestre  bastante  agradável,  vamos  continuar  nossa  trajetória  de
                  aprendizagem. Foi um prazer conhecer vocês. Estamos evoluindo bem com o conteúdo e
                  na  construção  de  nossas  relações  sociais  em  sala.  Conseguimos  cumprir  com  o
                  planejamento do 1º trimestre com tranquilidade. Agora, vamos, em Gramática, continuar
                  a desenvolver as competências leitoras e escritoras. Em Produção Textual, trabalharemos
                  com gêneros (relatório, texto de divulgação científica e enciclopédico) que servirão de
                  suporte  para  os  demais  componentes  escolares  e  também  com  o  gênero  diário  -
                  começaremos por ele no 2º trimestre.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

                  1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
                  social, cultural e digital  para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
                  colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
                  Objetivo:  Entender  e  explicar  a  realidade,  colaborar  com  a  sociedade  e  continuar  a
                  aprender.
                  4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como
                  Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para
                  expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes
                  contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
                  Objetivo:  Expressar-se  e  partilhar  informações,  sentimentos,  ideias,  experiências  e
                  produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
                  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de
                  forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
                  escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
                  resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
                  Objetivo:  Comunicar-se,  acessar  e  produzir  informações  e  conhecimento,  resolver
                  problemas e exercer protagonismo de autoria.
                  7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
                  para  formular,  negociar  e  defender  ideias,  pontos  de  vista  e  decisões  comuns  que
                  respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
                  responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
                  cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
                  Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com
                  base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
                  8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde
                  física  e  emocional,  compreendendo-se  na  diversidade  humana  e  reconhecendo  suas
                  emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
                  Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros,
                  com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
                  9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
                  cooperação,  fazendo-se  respeitar  e  promovendo  o  respeito  ao  outro  e  aos  direitos
                  humanos,  com  acolhimento  e  valorização  da  diversidade  de  indivíduos  e  de  grupos
                  sociais,  seus  saberes,  identidades,  culturas  e  potencialidades,  sem  preconceitos  de
                  qualquer natureza.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11