Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
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reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos
e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade.
(EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção, como forma
de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros
textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de
diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das informações,
identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
(EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de levantamentos e pesquisas
– texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia (colaborativa ou não),
infográfico (estático ou animado), relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo,
reportagem científica, podcast ou vlog científico, apresentações orais, seminários, comunicações em mesas
redondas, mapas dinâmicos etc. –, considerando o contexto de produção e utilizando os conhecimentos sobre
os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se em processos significativos de socialização e
divulgação do conhecimento.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local
ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos,
podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e
apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão
das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma
significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber,
entre outros.
CAPÍTULOS DOS LIVROS DIDÁTICOS
Cadernos 7 a 9 da FTD e Unidade 1 e 2 do livro de Interpretação de textos (Cereja).
AVALIAÇÃO
Provas – Prova 1: 6,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 12,0 pontos (discursiva). As datas das provas estão
disponibilizadas no calendário oficial.
ADOS - 12,0 pontos. Todas as datas de entrega serão disponibilizadas na sala de aula virtual (Google) e
aparecerão na agenda do aluno.
Atividade Critérios Data Valor