Page 4 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
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5.  Compreender,  utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de  informação  e  comunicação  de  forma  crítica,
       significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar
       e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
       vida pessoal e coletiva.


       Objetivo:  Comunicar-se,  acessar  e  produzir  informações  e  conhecimento,  resolver  problemas  e  exercer
       protagonismo de autoria.

       7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar
       e  defender  ideias,  pontos  de  vista  e  decisões  comuns  que  respeitem  e  promovam  os  direitos  humanos,  a
       consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
       ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.


       Objetivo:  Formular,  negociar  e  defender  ideias,  pontos  de  vista e decisões comuns com base em direitos
       humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.

       8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
       compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
       capacidade para lidar com elas.


       Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e
       capacidade para lidar com elas.

       9.  Empatia  e  Cooperação  —  Exercitar  a  empatia,  o  diálogo,  a  resolução  de  conflitos  e  a  cooperação,
       fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização
       da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
       preconceitos de qualquer natureza.

       Objetivo:  Fazer-se  respeitar  e  promover  o  respeito  ao  outro  e  aos  direitos  humanos,  com  acolhimento  e
       valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.


       10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
       tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

       Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.


       EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica.

       CONTEÚDOS CONCEITUAIS


       - Gêneros estudados: relatório, relatório de divulgação científica, enciclopédico e diário.

        - Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, escolar e digital.


       - Linguagem e sentido.

       - Acentuação e ortografia.


       - Características da língua portuguesa.
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