Page 9 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 9

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

       (EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e
       eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo
       cultural e aguçar a perspectiva crítica.
       Eixo 6

       (EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e
       literárias,  rodas  e  clubes  de  leitura,  cooperativas  culturais,  jograis,  repentes,  slams  etc.),  inclusive  para
       socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, video minutos,
       playlists  comentadas  de  música  etc.)  e/ou  interpretar  obras  de  outros,  inserindo-se  nas  diferentes  práticas
       culturais de seu tempo.
       Eixos 3 e 6

       (EM13LP48)  Identificar  assimilações,  rupturas  e  permanências  no  processo  de  constituição  da  literatura
       brasileira  e  ao  longo  de  sua  trajetória,  por  meio  da  leitura  e  análise  de  obras  fundamentais  do  cânone
       ocidental,  em  especial  da  literatura  portuguesa,  para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos
       estéticos.
       Eixos 1 e 6

       (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão
       pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a
       múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura
       marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo
       pela literatura.
       Eixos 1 e 6

       (EM13LP50)  Analisar  relações  intertextuais  e  interdiscursivas  entre  obras  de  diferentes  autores e gêneros
       literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a
       literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
       Eixo 6

       (EM13LP51)  Selecionar  obras  do  repertório  artístico-literário  contemporâneo  à  disposição  segundo  suas
       predileções,  de  modo  a  constituir  um  acervo  pessoal  e  dele  se  apropriar  para  se  inserir  e  intervir  com
       autonomia e criticidade no meio cultural.

       (EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a
       portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura
       da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais,
       considerando  o  contexto  de  produção  (visões  de  mundo,  diálogos  com  outros  textos,  inserções  em
       movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
       Eixos 1 e 2

       (EM13LP53)  Produzir  apresentações  e  comentários  apreciativos  e  críticos  sobre  livros,  filmes,  discos,
       canções,  espetáculos  de  teatro  e  dança,  exposições  etc.  (resenhas,  vlogs  e  podcasts  literários  e  artísticos,
       playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
       Eixos 1 e 3
       (EM13LP54)  Criar  obras  autorais,  em  diferentes  gêneros  e  mídias  –  mediante  seleção  e  apropriação  de
       recursos  textuais  e  expressivos  do  repertório  artístico  –,  e/ou  produções  derivadas  (paródias,  estilizações,
       fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
       Eixo 1
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14