Page 11 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 11
fenômenos e processos, pensar e fazer científico, além da compreensão de fenômenos da vida cotidiana, embasados nos
eixos estruturantes da Investigação Científica e Empreendedorismo, de acordo com o novo Ensino Médio,
apoiando-se em conhecimentos e habilidades que permitam acessar, selecionar, processar, analisar e utilizar dados sobre
diferentes temas para, sobretudo, compreender a realidade de forma crítica, reflexiva e produtiva, a fim de mobilizar
conhecimentos que possibilitem criar novas oportunidades no contexto social de cada indivíduo em acordo com as
seguintes competências gerais da BNCC:
“Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”
No trimestre que se inicia, daremos continuidade ao estudo do capítulo 1, estudaremos o capítulo 2 e iniciaremos o
capítulo 3 da parte 1 do livro de Matemática.
Conteúdos a serem estudados Conhecimentos prévios
Continuidade do estudo de Função polinomial do
primeiro grau Resolução de equações de primeiro e segundo graus
- Ideias fundamentais
- Taxa Média de variação
- Comportamento da Função segundo seus Calcular valor numérico de uma expressão
parâmetros Conhecer plano cartesiano e par ordenado
- Construção e interpretação de gráficos e tabelas
- Utilização da linguagem matemática
- Aplicação dos conhecimentos em situações
cotidianas
Função Polinomial do segundo grau Resolução de equações de segundo grau
- Ideias fundamentais Construção de gráficos e tabelas
- Comportamento da Função segundo seus
parâmetros Conhecimentos sobre o plano cartesiano e pares
- Construção e interpretação de gráficos e tabelas ordenados
- Utilização da linguagem matemática
- Aplicação dos conhecimentos em situações
cotidianas
Conteúdos procedimentais
1) Registro de maneira organizada, tanto no caderno de atividades, na resolução dos exercícios propostos, como no de
teoria e também informações complementares que devem constar nos apontamentos. Todos os registros devem conter a
respectiva data.
2) Construção de gráficos
3) Utilização de estratégias de validação de resultados.
4) Utilização do caderno de Teoria que será adotado durante os três anos do E.M.