Page 5 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
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- A importância do contexto.


       - Formação de palavras.

       - Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.


       CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

       (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção
       e  seu  contexto  sócio-histórico  de  circulação  (leitor/audiência  previstos,  objetivos,  pontos  de  vista  e
       perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de
       construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.


       (EM13LP02)  Estabelecer  relações  entre  as  partes  do  texto,  tanto  na  produção  como  na  leitura/escuta,
       considerando  a  construção  composicional  e  o  estilo  do  gênero,  usando/reconhecendo  adequadamente
       elementos  e  recursos  coesivos  diversos  que  contribuam  para  a  coerência,  a  continuidade  do  texto  e  sua
       progressão  temática,  e  organizando  informações,  tendo  em  vista  as  condições  de  produção  e  as  relações
       lógico-discursivas  envolvidas  (causa/efeito  ou  consequência;  tese/argumentos;  problema/solução;
       definição/exemplos etc.).

       (EM13LP05)  Analisar,  em  textos  argumentativos,  os  posicionamentos  assumidos,  os  movimentos
       argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se
       diante  da  questão  discutida  e/ou  dos  argumentos  utilizados,  recorrendo  aos  mecanismos  linguísticos
       necessários.

       (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente
       àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos
       gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais,
       adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de
       estratégias  de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da
       compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os
       contextos de produção.


       (EM13LP09)  Fazer  curadoria  de  informações,  tendo  em  vista diferentes propósitos e projetos discursivos.
       (EM13LP10)  Selecionar  informações,  dados  e  argumentos  em  fontes  confiáveis,  impressas  e  digitais,  e
       utilizá-los  de  forma  referenciada,  para  que  o  texto  a  ser  produzido  tenha  um  nível  de  aprofundamento
       adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

       (EM13LP15)  Planejar,  produzir,  revisar,  editar,  reescrever  e  avaliar  textos  escritos  e  multissemióticos,
       considerando  sua  adequação  às  condições  de  produção  do  texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
       assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia
       em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero
       textual  em  questão  e  suas  regularidades,  à  variedade  linguística  apropriada  a  esse  contexto  e  ao  uso  do
       conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância
       nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.


       (EM13LP26)  Engajar-se  na  busca  de  solução  de  problemas  que  envolvam  a  coletividade,  denunciando  o
       desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos
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