Page 5 - Previsão 1ª serie E.M. - 2º Tri
P. 5
- A importância do contexto.
- Formação de palavras.
- Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção
e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e
perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de
construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente
elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações
lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução;
definição/exemplos etc.).
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos
argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se
diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos
necessários.
(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente
àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos
gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais,
adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de
estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da
compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os
contextos de produção.
(EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos.
(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e
utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia
em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero
textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do
conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância
nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade, denunciando o
desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos