Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 8

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

              → Classicismo: retomada dos sonetos de Camões e estudo do poema épico “Os Lusíadas”, do mesmo
              autor.
              → Barroco: poemas de Gregórios de Matos e Guerra e sermões do padre português Antônio Vieira.
              → Arcadismo (Neoclassicismo): A poesia de Cláudio Manuel da Costa e de Tomás Antônio Gonzaga.

              Leitura principal
              → Romance “Canção para ninar menino grande”.
              Conceição Evaristo
              Pós-Modernismo brasileiro
              (Fuvest 2027)

                                              CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

              (EM13LP46)  Compartilhar  sentidos  construídos  na  leitura/escuta  de  textos  literários,  percebendo
              diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
              exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
              Eixo 6.

              (EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais
              e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para
              socializar  obras  da  própria  autoria  (poemas,  contos  e  suas  variedades,  roteiros  e  microrroteiros,
              videominutos,  playlists  comentadas  de  música  etc.)  e/ou  interpretar  obras  de  outros,  inserindo-se  nas
              diferentes práticas culturais de seu tempo.
              Eixos 3 e 6.
              (EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura
              brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone
              ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos
              estéticos.
              Eixos 1 e 6.
              (EM13LP49)  Perceber  as  peculiaridades  estruturais  e  estilísticas  de  diferentes  gêneros  literários  (a
              apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo
              nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de
              textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do
              indivíduo e do mundo pela literatura.
              Eixos 1 e 6.
              (EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros
              literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como
              a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
              Eixo 6.
              (EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas
              predileções, de modo a  constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com
              autonomia e criticidade no meio cultural.
              (EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial
              a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária
              (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes
              culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em
              movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13