Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 8
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
→ Classicismo: retomada dos sonetos de Camões e estudo do poema épico “Os Lusíadas”, do mesmo
autor.
→ Barroco: poemas de Gregórios de Matos e Guerra e sermões do padre português Antônio Vieira.
→ Arcadismo (Neoclassicismo): A poesia de Cláudio Manuel da Costa e de Tomás Antônio Gonzaga.
Leitura principal
→ Romance “Canção para ninar menino grande”.
Conceição Evaristo
Pós-Modernismo brasileiro
(Fuvest 2027)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo
diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para
exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6.
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais
e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para
socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros,
videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas
diferentes práticas culturais de seu tempo.
Eixos 3 e 6.
(EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura
brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone
ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos
estéticos.
Eixos 1 e 6.
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a
apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo
nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de
textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do
indivíduo e do mundo pela literatura.
Eixos 1 e 6.
(EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros
literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como
a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
Eixo 6.
(EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas
predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com
autonomia e criticidade no meio cultural.
(EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial
a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária
(estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes
culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em
movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.