Page 10 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 10
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA FERNANDA FUENTES AZAMBUJA
No trimestre que se inicia, daremos continuidade ao estudo das Funções, com os objetivos principais
de desenvolvimento do pensamento analítico, curioso e criativo, além da interpretação e resolução de
problemas, aprofundamento de ideias, fenômenos e processos, pensar e fazer científico, e ainda da
compreensão de fenômenos da vida cotidiana, embasados nos eixos estruturantes da Investigação
Científica e Empreendedorismo, apoiando-se em conhecimentos e habilidades que permitam acessar,
selecionar, processar analisar e utilizar dados sobre diferentes temas para, sobretudo compreender a
realidade de forma crítica, reflexiva e produtiva, a fim de mobilizar conhecimentos que possibilitem criar
novas oportunidades no contexto social de cada indivíduo, estabelecendo relações com as demais áreas do
conhecimento, exercitando as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da
Matemática e também em outras áreas do conhecimento, sempre de acordo com as competências gerais da
BNCC.
As habilidades de leitura de enunciados e interpretação de problemas continuam sendo foco das
aulas neste trimestre, buscando identificar, em textos matemáticos, indicativos importantes e implícitos
além dos dados numéricos. Em relação à escrita, continuaremos realizando trabalhos de investigação
matemática que requerem a elaboração de textos que expressem o pensamento do aluno de forma clara e
completa.
Conteúdos a serem estudados Conhecimentos prévios (serão revisados em
aula)
Função Exponencial Propriedades de potências e raízes
Equações exponenciais Resolução de equações
Inequações exponenciais Trabalho com números racionais (na forma
Construção e análise de gráficos decimal e fracionária)
Resolução de problemas
Contextualização em outras áreas de conhecimento
Função Logarítmica Propriedades e conceitos de Funções exponenciais
Equações logarítmicas Resolução de equações
Inequações logarítmicas Trabalho com números racionais (na forma
Construção e análise de gráficos decimal e fracionária)
Resolução de problemas
Contextualização em outras áreas de conhecimento
Conteúdos procedimentais
1) Registro de maneira organizada, tanto no caderno de atividades, na resolução dos exercícios propostos,
como no de teoria, e também informações complementares que devem constar nos apontamentos. Todos os
registros devem conter a respectiva data.