Page 4 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 4
Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em direitos
humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
capacidade para lidar com elas.
Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica
e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-
se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica, processos
criativos, mediação e intervenção sociocultural.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gênero estudado: carta.
- Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, escolar e digital.
- Formação de palavras.
- Figuras de linguagem.
- Morfologia: artigo, substantivo, numeral e adjetivos.
- Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de
produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista
e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades
de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente
elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações
lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução;
definição/exemplos etc.).
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos
argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-
se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos
necessários.
(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de
determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre
outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.