Page 4 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 4

Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em direitos
              humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
              8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
              compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
              capacidade para lidar com elas.
              Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica
              e capacidade para lidar com elas.
              9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-
              se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
              diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
              preconceitos de qualquer natureza.
              Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
              valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
              10.  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
              determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
              solidários.
              Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.

              EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica, processos
              criativos, mediação e intervenção sociocultural.

              CONTEÚDOS CONCEITUAIS

              - Gênero estudado: carta.
              - Gêneros visitados: gêneros da esfera acadêmica, escolar e digital.
              - Formação de palavras.
              - Figuras de linguagem.
              - Morfologia: artigo, substantivo, numeral e adjetivos.
              - Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.

              CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

              (EM13LP01)  Relacionar  o  texto,  tanto  na  produção  como  na  leitura/  escuta,  com  suas  condições  de
              produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista
              e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades
              de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
              (EM13LP02)  Estabelecer  relações  entre  as  partes  do  texto,  tanto  na  produção  como  na  leitura/escuta,
              considerando  a  construção  composicional  e  o  estilo  do  gênero,  usando/reconhecendo  adequadamente
              elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
              progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações
              lógico-discursivas  envolvidas  (causa/efeito  ou  consequência;  tese/argumentos;  problema/solução;
              definição/exemplos etc.).
              (EM13LP05)  Analisar,  em  textos  argumentativos,  os  posicionamentos  assumidos,  os  movimentos
              argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-
              se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos
              necessários.
              (EM13LP06)  Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de
              determinadas  palavras  ou  expressões  e  da  ordenação,  combinação  e  contraposição  de  palavras,  dentre
              outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9