Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 6

forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
              gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
              (EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos
              de  diferentes  áreas  do  conhecimento,  identificando  sua  organização  tópica  e  a  hierarquização  das
              informações, identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos
              ou superficiais.
              (EM13LP33)  Produzir  textos  para  a  divulgação  do  conhecimento  e  de  resultados  de  levantamentos  e
              pesquisas – texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia (colaborativa
              ou não), infográfico (estático ou animado), relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de
              campo, reportagem científica, podcast ou vlog científico, apresentações orais, seminários, comunicações
              em  mesas  redondas,  mapas  dinâmicos  etc.  –,  considerando  o  contexto  de  produção  e  utilizando  os
              conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se em processos significativos
              de socialização e divulgação do conhecimento.
              (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse
              local  ou  global,  notícias,  fotodenúncias,  fotorreportagens,  reportagens  multimidiáticas,  documentários,
              infográficos,  podcasts  noticiosos,  artigos  de  opinião,  críticas  da  mídia,  vlogs  de  opinião,  textos  de
              apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das
              formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias,
              vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor,
              vlogueiro e booktuber, entre outros.

              AVALIAÇÃO

              Provas – Prova 1: 8,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 16,0 pontos (discursiva). As datas das provas
              serão disponibilizadas no calendário oficial.

              ADOS - 16,0 pontos. Todas as datas de entrega serão disponibilizadas na sala de aula virtual (Google) e
              aparecerão na agenda do aluno.

              Atividade      Critérios                         Data                        Valor
              Postura em     ●  Pontualidade na entrega de     Observação constante.       3,0 pontos
              sala de aula      atividades;
                             ●  Realização completa e com                                  O aluno perderá 0,25 a
                                qualidade das atividades ou                                cada registro de postura
                                indicação de que tentou                                    inadequada.
                                realizá-las;
                             ●  Material para a aula (livro,
                                caderno, Chromebook,
                                apostila etc.);
                             ●  Comportamento inadequado.

              Simulado       ●  Desempenho;                     A data está                3,0 pontos
                             ●  Atividade  relacionada  ao  disponibilizada na agenda
                                simulado.                       escolar.                   ●  Desempenho (1,0);
                                                                                           ●  Atividades
                                                                                               relacionadas       ao
                                                                                               simulado (2,0).
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11