Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 6
forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos
de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das
informações, identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos
ou superficiais.
(EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de levantamentos e
pesquisas – texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia (colaborativa
ou não), infográfico (estático ou animado), relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de
campo, reportagem científica, podcast ou vlog científico, apresentações orais, seminários, comunicações
em mesas redondas, mapas dinâmicos etc. –, considerando o contexto de produção e utilizando os
conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se em processos significativos
de socialização e divulgação do conhecimento.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse
local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários,
infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de
apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das
formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias,
vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor,
vlogueiro e booktuber, entre outros.
AVALIAÇÃO
Provas – Prova 1: 8,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 16,0 pontos (discursiva). As datas das provas
serão disponibilizadas no calendário oficial.
ADOS - 16,0 pontos. Todas as datas de entrega serão disponibilizadas na sala de aula virtual (Google) e
aparecerão na agenda do aluno.
Atividade Critérios Data Valor
Postura em ● Pontualidade na entrega de Observação constante. 3,0 pontos
sala de aula atividades;
● Realização completa e com O aluno perderá 0,25 a
qualidade das atividades ou cada registro de postura
indicação de que tentou inadequada.
realizá-las;
● Material para a aula (livro,
caderno, Chromebook,
apostila etc.);
● Comportamento inadequado.
Simulado ● Desempenho; A data está 3,0 pontos
● Atividade relacionada ao disponibilizada na agenda
simulado. escolar. ● Desempenho (1,0);
● Atividades
relacionadas ao
simulado (2,0).