Page 5 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 5

(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador
              frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes
              recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões
              modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação
              etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao
              incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos,
              considerando os contextos de produção.
              (EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos.
              (EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e
              utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
              adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
              (EM13LP15)  Planejar,  produzir,  revisar,  editar,  reescrever e  avaliar textos escritos  e  multissemióticos,
              considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
              assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia
              em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao
              gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso
              do  conhecimento  dos  aspectos  notacionais  (ortografia  padrão,  pontuação  adequada,  mecanismos  de
              concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
              (EM13LP17)  Elaborar  roteiros  para  a  produção  de  vídeos  variados  (vlog,  videoclipe,  videominuto,
              documentário  etc.),  apresentações  teatrais,  narrativas  multimídia  e  transmídia,  podcasts,  playlists
              comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e
              coletivas.
              (EM13LP18) Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes
              colaborativos  para  criar  textos  e  produções  multissemióticas  com  finalidades  diversas,  explorando  os
              recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva
              do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.
              (EM13LP19) Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos (perfis variados, gifs biográficos,
              biodata, currículo web, videocurrículo etc.) e de ferramentas digitais (ferramenta de gif, wiki, site etc.), para
              falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos.
              (EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade, denunciando o
              desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos
              reivindicatórios,  normativos,  dentre  outras  possibilidades,  como  forma  de  fomentar  os  princípios
              democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade.
              (EM13LP27) Engajar-se na busca de solução para problemas que envolvam a coletividade, denunciando o
              desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos
              reivindicatórios,  normativos,  entre  outras  possibilidades,  como  forma  de  fomentar  os  princípios
              democráticos  e  uma  atuação  pautada  pela  ética  da  responsabilidade,  pelo  consumo  consciente  e  pela
              consciência socioambiental.
              (EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
              objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
              (EM13LP29)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,  experimento  científico,
              levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
              resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção, como forma
              de  compreender  como  o  conhecimento  científico  é  produzido  e  apropriar-se  dos  procedimentos  e  dos
              gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
              (EM13LP30)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,  experimento  científico,
              levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
              resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10