Page 5 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 5
(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador
frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes
recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões
modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação
etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao
incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos,
considerando os contextos de produção.
(EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos.
(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e
utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia
em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao
gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso
do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de
concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP17) Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto,
documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists
comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e
coletivas.
(EM13LP18) Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes
colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os
recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva
do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.
(EM13LP19) Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos (perfis variados, gifs biográficos,
biodata, currículo web, videocurrículo etc.) e de ferramentas digitais (ferramenta de gif, wiki, site etc.), para
falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos.
(EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade, denunciando o
desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos
reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios
democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade.
(EM13LP27) Engajar-se na busca de solução para problemas que envolvam a coletividade, denunciando o
desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos
reivindicatórios, normativos, entre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios
democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade, pelo consumo consciente e pela
consciência socioambiental.
(EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção, como forma
de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como