Page 7 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 7

Produção       ●  Estrutura do gênero;           Atividades  produzidas  ao  10,0 pontos
              textual        ●  Tema;                          longo do trimestre.
                             ●  Uso adequado do registro;
                             ●  Uso adequado dos elementos  As datas de entrega serão
              e                 coesivos.                      disponibilizadas na sala de
                                                               aula Google.

              Estudo do      Elaboração  de  texto  relacionado
              meio           aos  trabalhos  de  pesquisa  e  de
                             campo.



                     Forte abraço e beijinhos! Paz e Bem!
                     Amábile Bianca

              DISCIPLINA: LITERATURA
              PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA

              Diga lá, meu povo!

              Retomaremos  e  aprofundaremos,  neste  terceiro  trimestre,  o  Classicismo,  e  estudaremos  outras  duas
              importantes escolas literárias bastante cobradas no ENEM: o Barroco e o Arcadismo. Retomaremos e
              aprofundaremos as figuras de linguagem, como a metáfora, a ironia, a personificação, a antítese, a hipérbole,
              a metonímia, o eufemismo, dentre outras. Vocês lerão, nesse trimestre, o romance “Canção para ninar
              menino grande”, da escritora mineira Conceição Evaristo. A obra é de leitura obrigatória para a Fuvest
              2027, que vocês prestarão no fim de 2026.

              COMPETÊNCIAS GERAIS

              EDUCAÇÃO BÁSICA
              1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
              digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
              sociedade justa, democrática e inclusiva.
              5)  Compreender,  utilizar  e  criar  tecnologias  digitais  de  informação  e  comunicação  de  forma  crítica,
              significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
              acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e
              autoria na vida pessoal e coletiva.
              10)  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
              determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
              solidários.

              EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

              Investigação Científica, Processos Criativos
              Mediação e Intervenção Sociocultural
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12