Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8

as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus
                  usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de
                  compreensão  e  produção  de  textos  e  a  possibilitar  escolhas  adequadas  à  situação
                  comunicativa.
                  (EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e
                  projetos  discursivos.   (EM13LP10)  Selecionar  informações,  dados  e  argumentos  em
                  fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o
                  texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso
                  comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
                  (EM13LP15)  Planejar,  produzir,  revisar,  editar,  reescrever  e  avaliar  textos  escritos  e
                  multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que
                  diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito
                  de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural
                  vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em
                  questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso
                  do  conhecimento  dos  aspectos  notacionais  (ortografia  padrão,  pontuação  adequada,
                  mecanismos  de  concordância  nominal  e  verbal,  regência  verbal  etc.),  sempre  que  o
                  contexto                                   o                                   exigir.
                  (EM13LP28)  Organizar  situações  de  estudo  e  utilizar  procedimentos  e estratégias  de
                  leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
                  (EM13LP30)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,
                  experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis,
                  registrando  o  processo  e  comunicando  os  resultados,  tendo  em  vista  os  objetivos
                  pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender
                  como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
                  gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
                  (EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e
                  multissemióticos  de  diferentes  áreas  do  conhecimento,  identificando  sua  organização
                  tópica  e  a  hierarquização  das  informações,  identificando  e  descartando  fontes  não
                  confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
                  (EM13LP44)  Analisar,  discutir,  produzir  e  socializar,  tendo  em  vista  temas  e
                  acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens,
                  reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de
                  opinião,  críticas  da  mídia,  vlogs  de  opinião,  textos  de  apresentação  e  apreciação  de
                  produções  culturais  (resenhas,  ensaios  etc.)  e  outros  gêneros  próprios  das  formas  de
                  expressão  das  culturas juvenis  (vlogs  e podcasts  culturais,  gameplay etc.),  em  várias
                  mídias,  vivenciando  de  forma  significativa  o  papel  de  repórter,  analista,  crítico,
                  editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

                  AVALIAÇÃO
                  Provas: Prova 1: 6,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 12,0 pontos (discursiva). As
                  datas das provas estão disponibilizadas no calendário oficial.

                  ADOS: 12,0 pontos. Todas as datas de entrega de atividade serão disponibilizadas na sala
                  de aula virtual (Google) e aparecerão na agenda do aluno.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13