Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
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as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus
usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de
compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação
comunicativa.
(EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e
projetos discursivos. (EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em
fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o
texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso
comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e
multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que
diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito
de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural
vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em
questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso
do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada,
mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o
contexto o exigir.
(EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de
leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo,
experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis,
registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos
pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender
como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos
gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e
multissemióticos de diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização
tópica e a hierarquização das informações, identificando e descartando fontes não
confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e
acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens,
reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de
opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de
produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de
expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias
mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico,
editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.
AVALIAÇÃO
Provas: Prova 1: 6,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 12,0 pontos (discursiva). As
datas das provas estão disponibilizadas no calendário oficial.
ADOS: 12,0 pontos. Todas as datas de entrega de atividade serão disponibilizadas na sala
de aula virtual (Google) e aparecerão na agenda do aluno.