Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8

Eixo 6
        (EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e
        literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para
        socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos,
        playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas
        culturais de seu tempo.
        Eixos 3 e 6
        (EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura
        brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone
        ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos
        estéticos.
        Eixos 1 e 6
        (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão
        pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a
        múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura
        marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo
        pela literatura.
        Eixos 1 e 6
        (EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros
        literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a
        literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
        Eixo 6
        (EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas
        predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com
        autonomia e criticidade no meio cultural.
        (EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a
        portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura
        da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais,
        considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em
        movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
        Eixos 1 e 2
        (EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos,
        canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos,
        playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
        Eixos 1 e 3
        (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de
        recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações,
        fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
        Eixo 1


        NOTA TRIMESTRAL
        COMPOSIÇÃO  TOTAL = (30,0)

        AVALIAÇÕES

        P1 = (6,0)  (Múltipla Escolha)
        +
        P2 = (12,0) (Discursiva)
        +
        ADOS = (12,0)
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13