Page 5 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 5

adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de
        estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da
        compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os
        contextos de produção.
        (EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do Português, como a ordem dos constituintes da
        sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os
        processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de
        regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas
        adequadas à situação comunicativa.
        (EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e
        utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
        adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
        (EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
        considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
        assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia
        em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero
        textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do
        conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância
        nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
        (EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
        objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
        (EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
        levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
        resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma
        de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros
        textuais envolvidos na realização de pesquisas.
        (EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de
        diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das informações,
        identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
        (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local
        ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos,
        podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e
        apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão
        das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma
        significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber,
        entre outros.


        CAPÍTULOS DOS LIVROS DIDÁTICOS
        Cadernos 25 a 30 da FTD.


        AVALIAÇÃO

        Provas: Prova 1: 6,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 12,0 pontos (discursiva). As datas das provas estão
        disponibilizadas no calendário oficial.
        ADOS: 12,0 pontos. Todas as datas de entrega de atividades serão disponibilizadas na sala de aula virtual
        (Google) e aparecerão na agenda do aluno.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10