Page 5 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 5
adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de
estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da
compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os
contextos de produção.
(EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do Português, como a ordem dos constituintes da
sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os
processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de
regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas
adequadas à situação comunicativa.
(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e
utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser
assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia
em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero
textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do
conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância
nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma
de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros
textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de
diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das informações,
identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local
ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos,
podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e
apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão
das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma
significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber,
entre outros.
CAPÍTULOS DOS LIVROS DIDÁTICOS
Cadernos 25 a 30 da FTD.
AVALIAÇÃO
Provas: Prova 1: 6,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 12,0 pontos (discursiva). As datas das provas estão
disponibilizadas no calendário oficial.
ADOS: 12,0 pontos. Todas as datas de entrega de atividades serão disponibilizadas na sala de aula virtual
(Google) e aparecerão na agenda do aluno.