Page 3 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 3
- enfrentar as dificuldades da vida acadêmica com perseverança;
- utilizar tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica,
reflexiva e ética.
DATAS IMPORTANTES
Prova 1
20-26/5
Prova 2
13-25/6
Simulado oficial do trimestre
14/8
Simulados optativos aos sábados
Fuvest/Unicamp 17/5
Fuvest/Unicamp 23/8
DISCIPLINA: PORTUGUÊS – ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA AMÁBILE BIANCA
Alunos queridos da 3ª série do Ensino Médio
Que alegria estar com vocês por mais um trimestre! Já são três anos de caminhada juntos, e seguimos
firmes, em dia com o conteúdo. Nosso foco continua sendo o desenvolvimento das habilidades e
competências que farão de vocês jovens preparados e conscientes no uso da Língua Portuguesa. Seguimos
juntos nessa jornada, fortalecendo saberes e construindo futuros.
Este é um momento importante para quem já está pensando nos próximos passos, seja na escolha de
uma carreira, no ENEM ou nos vestibulares. Acreditem em seu potencial, mantenham o foco e não tenham
medo dos desafios — eles fazem parte do crescimento. Cada esforço de agora é um investimento no futuro
que vocês estão construindo. Estou aqui para apoiar vocês nesse processo. Vamos com coragem, determinação
e confiança.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal,
multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo.
Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que
levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar
e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
vida pessoal e coletiva.
Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer
protagonismo de autoria.
7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar