Page 3 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 3

- enfrentar as dificuldades da vida acadêmica com perseverança;
        - utilizar tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, crítica,
        reflexiva e ética.

        DATAS IMPORTANTES

        Prova 1
        20-26/5

        Prova 2
        13-25/6

        Simulado oficial do trimestre
        14/8

        Simulados optativos aos sábados
        Fuvest/Unicamp 17/5
        Fuvest/Unicamp 23/8

        DISCIPLINA: PORTUGUÊS – ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
        PROFESSORA AMÁBILE BIANCA

                    Alunos queridos da 3ª série do Ensino Médio
               Que alegria estar com vocês por mais um trimestre! Já são três anos de caminhada juntos, e seguimos
        firmes, em dia com o conteúdo. Nosso foco continua sendo o desenvolvimento das habilidades e
        competências que farão de vocês jovens preparados e conscientes no uso da Língua Portuguesa. Seguimos
        juntos nessa jornada, fortalecendo saberes e construindo futuros.
               Este é um momento importante para quem já está pensando nos próximos passos, seja na escolha de
        uma carreira, no ENEM ou nos vestibulares. Acreditem em seu potencial, mantenham o foco e não tenham
        medo dos desafios — eles fazem parte do crescimento. Cada esforço de agora é um investimento no futuro
        que vocês estão construindo. Estou aqui para apoiar vocês nesse processo. Vamos com coragem, determinação
        e confiança.

        COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
        1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
        digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
        sociedade justa, democrática e inclusiva.
        Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
        4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal,
        multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações,
        experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao
        entendimento mútuo.
        Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que
        levem ao entendimento mútuo.
        5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
        significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar
        e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
        vida pessoal e coletiva.
        Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer
        protagonismo de autoria.
        7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar
   1   2   3   4   5   6   7   8