Page 7 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 7
“CAMINHO DE PEDRAS”
RACHEL DE QUEIROZ
FUVEST 2026
LEITURA VISITADA 1
ROMANCE
“A VISÃO DAS PLANTAS”
DJAIMILIA PEREIRA DE ALMEIDA
FUVEST 2026
LEITURA VISITADA 2
COLETÂNEA DE POEMAS
“O CRISTO CIGANO”
SOPHIA BREYNER DE MELLO ANDRESEN
FUVEST 2026
REVISÃO
ROMANCE
“MEMÓRIAS DE MARTHA”
JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
FUVEST 2026
COMPETÊNCIAS GERAIS
EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar
e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
EIXOS ESTRUTURANTES
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e
eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo
cultural e aguçar a perspectiva crítica.