Page 13 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 13
além da compreensão de fenômenos da vida cotidiana, embasados no eixo estruturante
da Investigação Científica, apoiando-se em conhecimentos e habilidades que permitam
acessar, selecionar, processar analisar e utilizar dados sobre diferentes temas para,
sobretudo compreender a realidade de forma crítica, reflexiva e produtiva, a fim de
mobilizar conhecimentos que possibilitem criar novas oportunidades no contexto social
de cada indivíduo em acordo com as competências gerais da BNCC, tendo como foco
exercitar a curiosidade intelectual, utilizando diferentes linguagens – matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos.
Conteúdos a serem estudados Conhecimentos prévios
Geometria Plana - Resolução de equações de
- Apótemas das principais primeiros e segundo graus
representações de figuras planas
- Área de um polígono regular
qualquer
- Circunferência, círculo, coroa,
segmento e setor circular
Geometria Métrica Espacial - Geometria plana
- Cubo e paralelepípedo - Semelhança de triângulos
- Demais Prismas - Resolução de equações de
- Pirâmide primeiros e segundo graus
- Cilindro - Interpretação e resolução de
- Cone problemas
- Esfera
- Partes da Esfera
Conteúdos procedimentais
1) Utilização de estratégias de validação de resultados.
2) Leitura de enunciados e resolução de testes.
3) Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
4) Resolução de problemas sem dados numéricos explícitos
5) Elaboração de respostas que expressem forma clara e completa de pensamento.
Avaliação
Serão feitas duas avaliações com valores de 6 (seis) e 12 (doze) pontos, sendo a primeira
de múltipla escolha e a segunda, dissertativa.
A avaliação também se pautará nas Atividades diversificadas e observações
sistematizadas, que incluem todo o processo de aprendizagem do aluno, como simulado,
tarefas, participação, trabalhos, autoavaliação e demais atividades realizadas no trimestre.
Os trabalhos do trimestre serão voltados às avaliações externas e vestibulares.
Organização das ADOS (Atividades diversificadas e observações sistematizadas)
Trabalhos (primeira quinzena de agosto) e 5 pontos
tarefas (diariamente)