Page 6 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 6

DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
                  PROFESSORA AMÁBILE BIANCA

                  Alunos da 3ª série do Ensino Médio

                         Que  bom  trabalhar  com  vocês  mais  um  trimestre!  Nosso  terceiro  ano  juntos!
                  Estamos  em  dia  com  o  conteúdo  e  continuaremos  nosso  trabalho  com  constância  e
                  dedicação. Assim, será possível desenvolver habilidades e competências necessárias para
                  que  vocês  concluam  o  Ensino  Médio  como  indivíduos  potentes  e  competentes  na
                  utilização da Língua Portuguesa. Vamos juntos na nossa saga.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

                  1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
                  social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
                  colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
                  Objetivo:  Entender  e  explicar  a  realidade,  colaborar  com  a  sociedade  e  continuar  a
                  aprender.
                  4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como
                  Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para
                  expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes
                  contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
                  Objetivo:  Expressar-se  e  partilhar  informações,  sentimentos,  ideias,  experiências  e
                  produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
                  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de
                  forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
                  escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
                  resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
                  Objetivo:  Comunicar-se,  acessar  e  produzir  informações  e  conhecimento,  resolver
                  problemas e exercer protagonismo de autoria.
                  7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
                  para  formular,  negociar  e  defender  ideias,  pontos  de  vista  e  decisões  comuns  que
                  respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
                  responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
                  cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
                  Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com
                  base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
                  8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde
                  física  e  emocional,  compreendendo-se  na  diversidade  humana  e  reconhecendo  suas
                  emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
                  Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros,
                  com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
                  9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
                  cooperação,  fazendo-se  respeitar  e  promovendo  o  respeito  ao  outro  e  aos  direitos
                  humanos,  com  acolhimento  e  valorização  da  diversidade  de  indivíduos  e  de  grupos
                  sociais,  seus  saberes,  identidades,  culturas  e  potencialidades,  sem  preconceitos  de
                  qualquer natureza.
                  Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
                  acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11