Page 10 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
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10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
→ Modernismo (2ª Geração - 1930-1945)
- Graciliano Ramos, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.
→ Revisão de obras da Fuvest 2025
- Romance “A ilustre casa de Ramíres”, de Eça de Queirós.
- Romance “Quincas Borba”, de Machado de Assis.
Leitura principal
→ Coletânea de contos “Olhos d’água”.
Conceição Evaristo.
Modernismo brasileiro.
(Unicamp 2025)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários,
percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de
apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6.
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras,
festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais,
jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas,
contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas
de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas
culturais de seu tempo.
Eixos 3 e 6.
(EM13LP48) Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de
constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e
análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa,
para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
Eixos 1 e 6.
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros
literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva
do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social
dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia
etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela
literatura.