Page 10 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 10

10)  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,
                  resiliência  e  determinação,  tomando  decisões  com  base  em  princípios  éticos,
                  democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

                          EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
                                      Investigação Científica, Processos Criativos
                                         Mediação e Intervenção Sociocultural

                                            CONTEÚDOS CONCEITUAIS

                                        → Modernismo (2ª Geração - 1930-1945)
                         -  Graciliano Ramos, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.

                                          → Revisão de obras da Fuvest 2025
                               -  Romance “A ilustre casa de Ramíres”, de Eça de Queirós.
                                   -  Romance “Quincas Borba”, de Machado de Assis.

                                                    Leitura principal
                                        → Coletânea de contos “Olhos d’água”.
                                                   Conceição Evaristo.
                                                 Modernismo brasileiro.
                                                    (Unicamp 2025)

                                         CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

                  (EM13LP46)  Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários,
                  percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de
                  apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
                  Eixo 6.

                  (EM13LP47)  Participar  de  eventos  (saraus,  competições  orais,  audições,  mostras,
                  festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais,
                  jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas,
                  contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas
                  de  música  etc.)  e/ou  interpretar  obras  de  outros,  inserindo-se  nas  diferentes  práticas
                  culturais de seu tempo.
                  Eixos 3 e 6.

                  (EM13LP48)  Identificar  assimilações,  rupturas  e  permanências  no  processo  de
                  constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e
                  análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa,
                  para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
                  Eixos 1 e 6.

                  (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros
                  literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva
                  do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social
                  dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia
                  etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela
                  literatura.
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15