Page 4 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
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e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
        consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
        ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
        Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em direitos
        humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
        8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
        compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
        capacidade para lidar com elas.
        Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e
        capacidade para lidar com elas.
        9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
        fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização
        da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
        preconceitos de qualquer natureza.
        Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
        valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
        10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
        tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
        Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.

        EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica.
         CONTEÚDOS CONCEITUAIS
        - Dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
        - Gênero debate.
        - Argumentar, convencer e persuadir.
        - Orações coordenadas.
        - Orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais.
        - Pontuação e colocação pronominal.
        - Concordância.

        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
        (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção
        e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e
        perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de
        construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
        (EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
        considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente
        elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
        progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações
        lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução;
        definição/exemplos etc.).
        (EM13LP04) Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e
        conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo uso de
        citações e paráfrases devidamente marcadas.
        (EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos
        argumentativos e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se
        diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos
        necessários.
        (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente
        àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos
        gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais,
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