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Contraturno
Manhã - Pré I ao 2º ano
Tarde - Pré I ao 2º ano
Manhã - 3º ao 5º ano
Tarde - 3º ao 5º ano
Extracurricular: Fund. Al
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Atividades Extracurricular

São atividades realizadas no período contrário às aulas, com vagas limitadas.


Pré-Inscrição Extracurricular
  • “Por isso uma força me leva a cantar,
    por isso essa força estranha.
    Por isso é que eu canto, não posso parar
    por isso essa voz tamanha.”

    Seguindo os versos de Caetano Veloso, nessa bela canção interpretada por Gal Costa, convidamos a todos para cantar e desfruar dessa sensação potente que o canto em conjunto nos proporciona.

    Coral Infantil

    Destinado aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, o coral infantil busca desenvolver a autoestima, o respeito às diferenças e a desinibição, além dos aspectos musicais que são naturalmente trabalhados como: ritmo, percepção auditiva, afinação, entre outros.
    Pesquisas mostram que cantar em um coral pode auxiliar no controle da respiração, na memória e na concentração, podendo assim auxiliar inclusive em outras disciplinas escolares.
    Pesquisas mostram que cantar em um coral pode auxiliar no controle da respiração, na memória e na concentração, podendo assim auxiliar inclusive em outras disciplinas escolares.

    Cantar no coral traz também a possibilidade de criar novos amigos, conhecer e interagir com colegas de outros anos escolares e de se expressar artisticamente perante seus pares, familiares e toda a sociedade.
    No repertório, temos canções adequadas à faixa etária, que buscam desenvolver a musicalidade e os valores da Paz e do Bem, além do conhecimento de outras culturas a partir da música.
    O Coral do Colégio Santa Clara realiza todo ano diversas apresentações dentro e fora da escola, já tendo sido inclusive premiado duas vezes no Concurso de Corais do CPP (Centro do Professorado Paulista) como melhor coro infantil.

    Coro Infanto juvenil

    Grupo criado em 2023, a partir do desejo de alunos que fizeram parte do coral infantil, que cresceram e desejaram continuar cantando, é destinado a alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, até a 3ª série do Ensino Médio.
    Não é necessário ter tido nenhuma experiência com canto coral anterior, somente o desejo de cantar e fazer parte do grupo.

    Além dos aspectos sociais e musicais já explicitados no coral infantil, o coral infantojuvenil dialoga também com novas expectativas e novos temas que vão surgindo com a chegada da adolescência, na relação com o outro e consigo próprio. Isso se reflete no repertório escolhido e na dinâmica das aulas, sempre buscando estar atento àquilo que os alunos já trazem como bagagem e também à ampliação de repertório.
    Temos nessa faixa etária a questão da muda vocal, aqui tratada com muita tranquilidade, respeitando os limites de cada voz e partindo do princípio de que todos podem e devem cantar e fazer parte do grupo, cantando com prazer e dentro da tessitura possível naquele momento.

    Profº Renato Briante Pires





  • Para alunos a partir do 3° ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) ao Ensino Médio.

    Proposta

    As oficinas de teatro do Colégio Santa Clara têm como objetivo proporcionar o encontro dos estudantes com a linguagem teatral. São aulas práticas nas quais, por meio de brincadeiras, jogos teatrais, improvisações, dinâmicas individuais e coletivas, leitura de textos e apreciação de cenas, as crianças e adolescentes entrarão em contato com a arte, desenvolvendo diversas habilidades socioemocionais como: autoconhecimento, expressão corporal, conhecimento emocional, autonomia, escuta, comunicação, trabalho em equipe, concentração, entre outros.

    Além disso, as propostas - que envolvem jogos tradicionais, teatrais, improvisações e cenas previamente pensadas -  propiciam o treino do pensamento rápido, lógico e intuitivo na resolução de problemas, na investigação das diversas emoções, na habilidade de se colocar no lugar do outro (alteridade), competências que são levadas também para outras áreas do conhecimento.  

    Os grupos multietários propiciam que os participantes aprendam uns com os outros, observando os colegas, colaborando com eles e descobrindo novas possibilidades sobre si ao perceber diferentes habilidades nos colegas.

    As oficinas fundamentam-se em autores como Viola Spolin, Augusto Boal, Ingrid Koudela, Anne Bogart e não se propõe a formar atores, mas sim, a partir da atividade teatral, colaborar com a formação dos educandos. A arte, por ser uma fonte de prazer, provoca um encantamento e impulsiona os estudantes a buscar conhecimento e a desenvolver um pensamento crítico e dialético sobre assuntos dessa área. Esse envolvimento acaba plantando no aluno um interesse que transcende a área artística e se expande para outras áreas do conhecimento.

    Profª. Ísis Madi




    • Ensino Fundamental - Anos Iniciais
      Turmas de 4º e 5º anos - 1h de aula - uma vez por semana

      O foco das atividades é no trabalho coletivo, autoconhecimento, desenvolvimento da imaginação e criatividade, iniciação aos primeiros fundamentos da arte teatral. No final do ano, o grupo decide se apresenta uma peça coletiva, pequenas cenas ou apenas uma demonstração das atividades realizadas ao longo do ano.

      Ensino Fundamental - Anos Finais
      Turmas de 6º, 7º e 8º anos - 2h de aula - uma vez por semana

      O trabalho no segundo ciclo do Ensino Fundamental busca ser mais aprofundado, permitindo uma vivência mais ampla com o grupo. Os jogos propõem dinâmicas coletivas de aquecimento com foco na percepção do corpo, identificando padrões de movimento, explorando diferentes qualidades do mover-se, ampliando o repertório de movimentos. Em seguida, busca-se despertar o grupo para a relação com o espaço e com o coletivo, partindo para a criação de cenas coletivas a partir de diversos estímulos textuais, imagéticos e musicais. A partir das apresentações das cenas estudam-se alguns fundamentos da linguagem teatral e treina-se a apreciação. Ao final do ano, o grupo monta uma peça teatral inspirada em textos narrativos e dramáticos, ou de criação coletiva, a ser apresentada para a comunidade escolar.

      Ensino Médio
      Turmas de 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio - 2h de aula - uma vez por semana

      O trabalho nas turmas de Ensino Médio segue a proposta das oficinas para o Ensino Fundamental - Anos Finais, aprofundando as dinâmicas pessoais e coletivas, o envolvimento com as temáticas, o olhar para os fundamentos da linguagem teatral, incluindo a parte técnica de criação de trilha sonora, luz, cenário e figurino. Além disso, busca-se alargar o envolvimento do grupo na autoria sobre o próprio trabalho, buscando ampliar a reflexão sobre o discurso envolvido no trabalho. Ao final do ano, o grupo monta uma peça teatral inspirada em textos narrativos e dramáticos, ou de criação coletiva, a ser apresentada para a comunidade escolar.

  • Para alunos a partir do 6° ano do Ens. Fundamental Anos Finais à 3ª série do Ens. Médio

    Justificativa

    Estudos desenvolvidos em países como a Alemanha comprovam cientificamente os grandes benefícios trazidos pelo estudo da música em crianças e adolescentes. Jovens que estudam música desenvolvem um maior número de conexões neurais, portanto, apresentam um melhor desenvolvimento de múltiplas inteligências, uma melhor concentração e consequentemente melhores resultados escolares. Além do mais, a atividade musical melhora o convívio social e ajuda no desenvolvimento de identidade nos indivíduos, proporcionando um maior equilíbrio emocional e um estado de felicidade.

    A atividade

    A atividade consiste especificamente em formar grupos musicais dirigidos e orientados por um professor para participar de apresentações e eventos dentro e fora do Colégio. Para tal, são feitas reuniões semanais, onde se faz uma escolha consensual do repertório e se desenvolvem os ensaios. Todos os instrumentos e equipamentos necessários para a atividade são fornecidos pela escola e seu uso é supervisionado pelo professor.

    As apresentações são previamente programadas e constam do calendário anual do Colégio publicado nas agendas. Fica também a cargo da equipe técnica da escola o agendamento de apresentações extras, bem como a integração entre esta e outras atividades.

    As inscrições são anuais e estão abertas a todos os alunos matriculados no Colégio Santa Clara, desde que preencham os seguintes requisitos: estejam cursando entre sexto ano do Ensino Fundamental e final do Ensino Médio, além de ter conhecimentos prévios de música e/ou desenvolver um estudo específico de algum instrumento em escolas especializadas no ensino musical.

    Objetivos específicos

    Provocar no educando o despertar dos sentimentos para a compreensão do belo, da dor, da alegria, da compaixão e do amor, de forma que essa compreensão possa lhe servir de amparo psicoemocional.

    Criar no educando novas expectativas vocacionais, ampliando seu horizonte artístico.

    Estimular a aquisição de uma cultura abrangente, dando reforço às demais disciplinas, estimulando o educando a planejar seu futuro e a buscar o melhor aproveitamento possível de sua formação.

    Ajudar o educando a ter uma concepção harmoniosa do trabalho em conjunto, estimulando o raciocínio abstrato e habilidades específicas de coordenação motora.

    Desenvolver o respeito recíproco, acatando ideias, atitudes e superando problemas oriundos da atividade.

    Prof. Paulo Calarezzo.






    Projetos Especiais

    • Após as apresentações realizadas pelas bandas do Colégio Santa Clara realizamos sempre autoavaliações. É um momento de reflexão, de análise, onde cada participante tem a oportunidade de se colocar e contribuir para que, de forma coletiva, os grupos aprendam com suas experiências e cresçam. Durante uma dessas avaliações, alguns alunos manifestaram a dificuldade que sentiam em ser espontâneos, sentiam-se pouco criativos e com dificuldade em se manifestar musicalmente. Eu como mediador da discussão levantei a hipótese de que talvez estivessem se colocando na posição de meros reprodutores, e de que a música, não se resume a um objeto meramente técnico, mas sim, a uma forma de expressão cultural forjada da interdependência entre um emissor (intérprete) e do receptor (no caso aqui o público). Para melhores esclarecimentos propus uma vivência: uma breve oficina de improvisação.

      E assim então foi feito, durante uma aula nos reunimos em roda e sem instrumentos musicais. A proposta inicial seria forjar acontecimentos musicais improvisados e desprovidos de quaisquer aparatos, apenas com recursos pessoais como a voz e o corpo, as ações sonoras de cada participante seriam guiadas pela sua criatividade pessoal e pela reação à criação do outro e buscando desta forma, um diálogo musical. É uma etapa extremamente complexa, os participantes têm que encontrar em seus recursos emocionais elementos os auxiliem na criação musical. Em uma etapa posterior repetimos o processo, agora porém, com a utilização de instrumentos musicais mais básicos como chocalho, triangulo, pandeirola, agogô, pequenos tambores e afins. Os resultados foram muito interessantes, como se pode verificar nas duas gravações disponíveis ao lado.

      Apesar das dificuldades iniciais, todos conseguiram participar e contribuir de forma igualitária nas conversas musicais registradas, pode-se também, constatar a influência de múltiplas culturas, o que caracteriza a cultura brasileira, outro ponto interessante, são as linhas cantadas em forma de contraponto, nos remetendo ao nascedouro da música ocidental e o surgimento da polifonia, e por fim, em meio a tantos elementos entrelaçados, os participantes conseguem se manifestar e dar sua contribuição pessoal, imprimindo seus valores e visão de mundo.

      Fico muito satisfeito em poder dividir estes breves e mágicos momentos com vocês, boa diversão!

      1. A cara que se faz é muito boa 2. Improvisação Coletiva

      Alunos Participantes
      Sofia Ribeiro Nicoluzzi
      Paula Andrea Moreno Nino
      Bruno Dinamarco Exner
      Maria Fernanda Cardoso de Assis
      Daniel Coelho Sandeville


      Prof. Paulo Calarezzo.

    • O aluno do Santa Clara, Lucas Benez (17 anos), da 3ª série do Ens. Médio, foi chamado ao palco e tocou com a banda. Ele foi destaque pela atuação como baterista, tocando uma música com a famosa banda Foo Fighters. Isso foi no dia 28 de fevereiro de 2018 e teve seu pedido atendido por estar de aniversário no dia 1º de março, em que fez 17 anos, cujo cartaz que portava chamou a atenção dos membros da banda. Abaixo algumas matérias publicadas em sites e vídeos sobre o fato. Para nós, do Santa Clara, é um orgulho, pois o Lucas iniciou e desenvolveu seu talento nas aulas de banda aqui no Colégio, nos Recreios Musicais, Festas Juninas, Shows de Talentos e outras apresentações. Parabéns, Lucas e muito sucesso em sua vida! Continue sendo exemplo aos que iniciam e se aperfeiçoam nas aulas da banda, com o Prof. Paulo! Parabéns a todos!

      - Site 1 Matéria do site UOL
      - Site 2 Matéria no Portal G1

      Assista alguns dos vídeos publicados

      - Vídeo 1 Under Pressure - Foo Fighters - São Paulo - 28/02/2018 Lucas Bday
      - Vídeo 2 Foo Fighters - Under Pressure com o anivesariante Lucas na bateria (Live in Sao Paulo 28/02/2018)
      - Vídeo 3 Lucas tocando under pressure com o Foo Fighters
      - Vídeo 4 Lucas toca bateria com o Foo fighters!


      Prof. Paulo Calarezzo.


  • Destinado a alunos que cursam do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, o curso de flauta doce busca desenvolver a sensibilidade e a inteligência musical através da prática do instrumento. É uma atividade que, de forma abrangente, contribui com um amplo desenvolvimento da criança.

    No aspecto motor, as atividades estimulam movimentos de coordenação fina, global e espacial. O trabalho se inicia com movimento de dedos, a aquisição de embocadura e controle da respiração, se ampliando para o reconhecimento e a exploração do corpo físico como corpo musical, ou seja, a busca de uma postura adequada, sua relação e possíveis deslocamentos dentro do espaço.

    No que se refere ao aprendizado musical em si, a atividade traz a aquisição de uma nova linguagem, a linguagem musical, consequentemente a leitura e o reconhecimento semântico dessa forma de comunicação são sistematicamente trabalhados. Ao caráter coletivo das aulas estão também atrelados os benefícios das atividades em grupo. Nestas condições, as contribuições para o desenvolvimento cognitivo são bem claras, trabalhando o raciocínio abstrato e estimulando o desenvolvimento de aspectos psicológicos e atitudinais ligados a uma atividade coletiva prazerosa. No recital de fim de ano, os desafios são nitidamente superados e se inicia uma sólida construção da autoestima.


    O curso de flauta doce do Colégio Santa Clara pode servir de alicerce para futuros músicos e contribuir para uma formação mais ampla dos alunos, resultando em jovens mais capazes e felizes.

    Prof. Paulo Calarezzo.


  • “Por que aprender Espanhol?”

    Não é novidade que o domínio de línguas estrangeiras é fundamental em um mundo globalizado. Nesse contexto, o Espanhol se apresenta como uma vantajosa escolha para brasileiros, tanto do ponto de vista profissional e acadêmico, como cultural, pois é a língua oficial de 21 países, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Cuba, Guiné Equatorial, Honduras, Panamá, República Dominicana, México e Espanha, sendo a segunda língua nativa mais falada do mundo.

    Mais de 400 milhões de pessoas se comunicam nesse idioma e é a segunda língua utilizada como meio de comunicação em relações internacionais.

    A ampliação dessas relações internacionais, facilitadas por acordos econômicos, como o Mercosul, é um dos principais motivos da valorização da língua espanhola no Brasil e aprender esse idioma passou a ser essencial do ponto de vista comercial e cultural. Desse modo, quem decidir aprendê-la contará com mais oportunidades no âmbito pessoal, econômico, cultural e acadêmico.

    Em relação ao mercado de trabalho, podemos dizer que o domínio da Língua Espanhola tornou-se um importante diferencial.

    No cenário acadêmico, os cursos de pós-graduação nas áreas de Direito, Economia, Engenharia, Medicina e Educação apresentam extensas bibliografias em Língua Espanhola. Além disso, o domínio desse idioma também amplia as oportunidades culturais pela riqueza e diversidade no mundo das artes, literatura, cinema e esportes.

    O curso de Espanhol aproxima o estudante de sua realidade e faz com que desenvolva habilidades direcionadas às suas atribuições cotidianas.

    Desse modo, o Colégio Santa Clara incluiu, na grade curricular do Ensino Fundamental II, o curso de Espanhol, para os alunos do 6º ao 9º ano, no horário Vespertino.

    Prof. Eric Mendonça


    Mais informações, entre em contato com a Secretária, pelo telefone: 3024-2700


  • Matemática Avançada

    É inegável a importância do papel da Matemática na evolução e desenvolvimento da sociedade. Suas descobertas e aplicações são fundamentais para o entendimento e interpretação de fatos históricos e cotidianos, formação de pensamento crítico e autônomo, capacidade de resolução de problemas, além de ser uma linguagem fundamental que contribui para uma leitura do mundo mais ampla e assertiva.

    A oficina de Matemática Avançada será destinada aos alunos do Ensino Médio que pretendem ampliar seus conhecimentos na disciplina. Dessa forma, a oficina oferecerá atividades diversificadas que favoreçam expandir a capacidade de raciocínio lógico, desenvolvimento do pensamento matemático avançado, ampliação de capacidade de abstração e generalização que são os estágios mais elevados do pensamento, desenvolvimento aprofundado de habilidades algébricas e aritméticas, além do trabalho com as provas e participação das principais olimpíadas de Matemática, nacionais e internacionais.

    Profª. Fernanda Azambuja

    Mais informações, entre em contato pelo telefone: 3024-2700


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  • Clube de Debates

    A Oficina Clube  de Debates e Aprofundamento do Colégio Santa Clara  tem por objetivos promover:

    1- o aprofundamento teórico/acadêmico dos alunos mediante de estudos temáticos e dirigidos;
    2- a formação para a cidadania mediante a reflexão problematizadora com vista à busca de soluções.

    A consecução dos dois objetivos,  explicitados anteriormente, envolve o desenvolvimento de várias habilidades e procedimentos  que estarão inseridas nas organização didática dos professores, tais como: 

    -  a argumentação e treino da oralidade;
    -  a reflexão e o pensamento crítico diante dos fatos sociais;
    - contextualização dos fenômenos históricos, políticos, econômicos e culturais;
    - leitura e análise de questões da atualidade sob a ótica das duas disciplinas
    - o diálogo entre perspectivas teóricas diferentes tendo como referência a dimensão ética e, como meta, o desenvolvimento do pensamento crítico;
    - ampliação do repertório acadêmico e teórico da Filosofia e Sociologia;
    - resolução de problemas nas  intervenções sociais;
    - preparação para participação em fóruns, seminários e olimpíadas de debates;
    - aprofundar o repertório filosófico e sociológico por meios de temas transversais;
    - leitura  filosófica acerca da condição humana;
    - reconhecimento de  problemas propriamente filosóficos e sociológicos;
    - conhecimento da periodização histórica da filosofia a partir de seus problemas inerentes;
    - relacionar a produção filosófica com as demais produções humanas, tais como a estética, a científica, a teológica;
    - exercitação e estimular a tolerância e o diálogo;
    - valorizar a diversidade de pensamento;
    - instrumentalizar, por meio de repertório filosófico e sociológico, a produção escrita e a oralidade.


    Justificativa do projeto:

    De acordo com a BNCC (Ensino Médio) a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas deve desenvolver a capacidade dos estudantes de estabelecer diálogos entre indivíduos, grupos sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas distintas. Para isso, devem ser desenvolvidas habilidades para que os estudantes possam ter o domínio de conceitos e metodologias próprios dessa área. As operações de identificação, seleção, organização, comparação, análise, interpretação e compreensão de um dado objeto de conhecimento são procedimentos responsáveis pela construção e desconstrução dos significados do que foi selecionado, organizado e conceituado por um determinado sujeito ou grupo social, inserido em um tempo, um lugar e uma circunstância específicos. Os alunos devem construir hipóteses e elaborar argumentos com base na seleção e na sistematização de dados, obtidos em fontes confiáveis e sólidas. É por meio do diálogo que os estudantes ampliam sua percepção crítica tanto em relação à produção científica quanto às informações que circulam nas mídias, colocando em prática a dúvida sistemática, elemento essencial para o aprimoramento da conduta humana (BNCC, p.546-547).

      O clube de debates vai ao encontro de todos os elementos levantados como fundamentais pela BNCC para uma formação ética e crítica, fundamentada na ciência  e voltada para o exercício da cidadania.

    Profª. Maria Natália

    Mais informações, entre em contato pelo telefone: 3024-2700

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