Page 18 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 18
Objetivos Específicos
Para que consigamos dar sustentação aos objetivos gerais, buscamos contemplar alguns objetivos
específicos neste trimestre, dentre eles:
- Deparar-se com a desigualdade socioeconômica atual;
- Deparar-se com o processo de opressão entre classes que aqui estão e que aqui estiveram,
transformando o espaço geográfico e contribuindo fortemente para os problemas vividos por nossa
sociedade na contemporaneidade;
- Refletir sobre ações que podem impactar positivamente o espaço geográfico observando os
ribeirinhos, os indígenas e os quilombolas, assim como suas respectivas relações com a natureza;
- Compreender como se dá a agricultura e a pecuária extensiva e intensiva no Brasil com o
fornecimento e análise de dados e informações dos órgãos públicos cabíveis;
- Compreender a importância da agropecuária na geração de renda para o Brasil, problematizando
seus processos de existência, como o conflito em relação a água (logo, em relação as matas) e a
distribuição desta renda;
- Problematizar questões que permeiam as práticas agropecuárias, sejam elas no âmbito social,
sejam elas no âmbito ambiental;
- Reconhecer os principais tipos de clima no Brasil;
- Reconhecer a importância de Chico Mendes no Brasil;
- Refinar o conhecimento sobre a relação entre as águas, o relevo, a vegetação e o uso da terra
pelos humanos;
- Refletir sobre o uso da terra e o impacto que este uso gera no clima.
Conteúdos Atitudinais
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
- Aprimorar o respeito pela opinião divergente;
- Desenvolver a autonomia;
- Desenvolver a habilidade de observação e reflexão de fenômenos sociais e naturais, locais e
regionais;
- Sensibilizar o antirracismo, o antimachismo e o antifascismo como ideais de uma sociedade
empática e humanista.
Conteúdos Procedimentais
- Registros no caderno, dirigidos ou livres;
- Leitura de textos didáticos, literários, de jornais, entre outros;
- Análise de letras de músicas e poesias;
- Produção de respostas coesas e coerentes;
- Uso de ferramentas organizacionais (digitais ou não) como o Classroom
e o Planner;
- Relação entre diferentes linguagens, como textos, gráficos e mapas.
18