Page 15 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 15
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Continuaremos com nossos procedimentos já conhecidos por nós. Não custa revisá-los.
Fichamentos - Os fichamentos permanecem como nosso instrumento de imersão nas
ideias dos autores de nosso livro didático, que possuem textos preparados para a faixa etária
de vocês. Os glossários precisam ser feitos com capricho. Só você pode avaliar se seu
fichamento foi bem feito. Se nas discussões, você se lembrar do que foi lido, parabéns! Esse é
o objetivo. Vocês podem continuar a acrescentar suas reflexões ao fim de cada fichamento,
assim como os complementos livres.
Anotações dirigidas e livres - Conforme são feitas as explicações, elaboramos nossos
registros construídos coletivamente. Temos os textos escritos na lousa ou telão, em que vocês
participam da elaboração. Também é permitido que você, com autonomia, escreva os
conteúdos com suas palavras. Experimente reescrever o que está no caderno em seus
estudos. Comece isso como atividade com consulta e, depois, exclua o caderno como seu
auxílio, e redija de forma autoral, seguindo a norma padrão e preocupando-se com ortografia,
acentuação e pontuação.
Reanotações - Conforme você já sabe, reanotar significa reelaborar registros já
realizados, acrescentando novos elementos. Como salientei no segundo trimestre, fique
preparado para as reanotações de seus registros durante o Estudo do Meio.
Produção de respostas - Há uma revisão no Google Classroom com orientações para
as respostas. Lembre-se sempre: o leitor nada sabe sobre o que estudamos, os enunciados e
os textos da prova.
Ateliê de pesquisa - Nossas investigações serão concentradas nos conteúdos do
Estudo do Meio. Já começamos nossas pesquisas antes da saída. Durante nossa visita aos
locais propostos, nosso Ateliê ocorrerá fora da escola. E na volta?... Teremos a criação de
personagens fictícios, que escreverão textos em forma de crônicas e poemas, além de serem
caracterizados em suas características físicas e psicológicas, sendo inseridos em seus
contextos. Nessa empreitada, teremos conexões com Artes e Língua Portuguesa.
Resumos - Iniciaremos esse procedimento no último trimestre. Neles, vamos explorar as
ideias centrais e palavras-chave dos textos e também acrescentar reflexões e relações autorais.
Diferente dos fichamentos, os resumos não precisam, em todos os parágrafos, refletiram as
ideias dos autores tal como foram produzidas.
15