Page 15 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 15

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS





                Continuaremos com nossos procedimentos já conhecidos por nós. Não custa revisá-los.


                Fichamentos - Os fichamentos permanecem como nosso instrumento de imersão nas
         ideias dos autores de nosso livro didático, que possuem textos preparados para a faixa etária
         de  vocês.  Os  glossários  precisam  ser  feitos  com  capricho.  Só  você  pode  avaliar  se  seu
         fichamento foi bem feito. Se nas discussões, você se lembrar do que foi lido, parabéns! Esse é
         o objetivo. Vocês podem continuar a acrescentar suas reflexões ao fim de cada fichamento,
         assim como os complementos livres.


                Anotações dirigidas e livres - Conforme são feitas as explicações, elaboramos nossos

         registros construídos coletivamente. Temos os textos escritos na lousa ou telão, em que vocês
         participam  da  elaboração.  Também  é  permitido  que  você,  com  autonomia,  escreva  os
         conteúdos  com  suas  palavras.  Experimente  reescrever  o  que  está  no  caderno  em  seus
         estudos.  Comece  isso  como  atividade  com  consulta  e,  depois,  exclua  o  caderno  como  seu
         auxílio, e redija de forma autoral, seguindo a norma padrão e preocupando-se com ortografia,
         acentuação e pontuação.


                Reanotações  -  Conforme  você  já  sabe,  reanotar  significa  reelaborar  registros  já
         realizados,  acrescentando  novos  elementos.  Como  salientei  no  segundo  trimestre,  fique

         preparado para as reanotações de seus registros durante o Estudo do Meio.


                Produção de respostas - Há uma revisão no Google Classroom com orientações para
         as respostas. Lembre-se sempre: o leitor nada sabe sobre o que estudamos, os enunciados e
         os textos da prova.


                Ateliê  de  pesquisa  -  Nossas  investigações  serão  concentradas  nos  conteúdos  do
         Estudo  do  Meio.  Já  começamos  nossas  pesquisas  antes  da  saída.  Durante  nossa  visita  aos
         locais  propostos,  nosso Ateliê  ocorrerá  fora  da  escola.  E  na  volta?...  Teremos  a  criação  de
         personagens fictícios, que escreverão textos em forma de crônicas e poemas, além de serem
         caracterizados  em  suas  características  físicas  e  psicológicas,  sendo  inseridos  em  seus
         contextos. Nessa empreitada, teremos conexões com Artes e Língua Portuguesa.



                Resumos - Iniciaremos esse procedimento no último trimestre. Neles, vamos explorar as
         ideias centrais e palavras-chave dos textos e também acrescentar reflexões e relações autorais.
         Diferente  dos  fichamentos,  os  resumos  não  precisam,  em  todos  os  parágrafos,  refletiram  as
         ideias dos autores tal como foram produzidas.












                                                                                                                 15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20