Page 16 - Previsão 7º ano - 3º Tri
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CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Seguiremos com algumas práticas já familiares a vocês, mas é sempre importante revisitá-las com novos olhos.
Afinal, cada etapa traz novas possibilidades de aprendizado.
Fichamentos: um mergulho nas ideias
Os fichamentos continuam sendo nosso passaporte para um contato mais profundo com os autores do
livro didático e paradidático, cujos textos foram pensados especialmente para o momento de aprendizagem em que
vocês estão. Ao montar o glossário, capriche: ele é um mapa pessoal das palavras que você está descobrindo. Só você
poderá avaliar a qualidade do seu fichamento. Uma dica valiosa: se, durante as conversas em sala, as ideias que você
leu vierem à sua memória com facilidade, é sinal de que o trabalho cumpriu sua missão. Lembre-se de que você pode (e
deve!) incluir suas próprias reflexões ao final de cada fichamento, assim como anotações livres que façam sentido para
você.
Anotações: construindo saberes com autonomia
Durante as explicações em sala, vamos continuar criando juntos nossos registros coletivos — sejam
eles na lousa, no telão ou nas discussões orais. Você também é encorajado a fazer suas próprias anotações, do seu
jeito, com suas palavras. Um exercício interessante é reler o que está no caderno e reescrever os resultados, com uma
nova organização e redação, para compreender melhor o conteúdo. No início, consulte o caderno enquanto faz isso.
Depois, desafie-se a escrever sem apoio, cuidando da clareza, da ortografia, da pontuação e do uso adequado da norma
padrão da língua.
Reanotações: olhar de novo, escrever de novo
Como já conversamos ao longo do ano, reanotar não é apenas copiar, mas repensar e reescrever,
acrescentando novas informações e ampliando os sentidos do que já foi registrado. Durante o Estudo do Meio, tivemos
momentos dedicados a essa prática. Prepare-se para revisitar suas anotações e transformá-las com um olhar renovado,
o que já iniciamos nas aulas.
Produção de respostas: escrevendo para quem não sabe
No início de cada prova, você tem acesso a uma revisão com orientações sobre como construir boas
respostas. Um lembrete importante: quem lê sua prova ou exercício não tem acesso ao que estudamos juntos, nem aos
textos de apoio ou aos enunciados originais. Por isso, sempre descreva o contexto histórico e escreva de modo claro e
completo, como se você estivesse explicando o conteúdo a alguém que nunca ouviu falar sobre o assunto.
Ateliê de Pesquisa: aprender com o mundo lá fora
Nossas investigações estarão fortemente conectadas aos temas do Estudo do Meio. As pesquisas
começaram antes mesmo da nossa saída da escola e continuaram durante as visitas aos lugares escolhidos. O Ateliê,
portanto, aconteceu ao ar livre, com os pés no chão da História. E depois? Na volta, começamos um desafio criativo:
inventar personagens fictícios que viverão em textos em forma de cartas. Esses personagens também ganharão forma,
com características físicas e psicológicas, inseridos dentro dos contextos que estamos estudando. Para isso, vamos criar
pontes com o Projeto A vida que ninguém vê.
Resumos: sintetizar e refletir
Daremos início à produção de resumos. Neles, vamos buscar o essencial de cada conteúdo,
selecionando palavras-chave e ideias principais. Também haverá espaço para suas interpretações e conexões pessoais
com os temas. Diferente dos fichamentos, aqui não é necessário reproduzir fielmente as ideias dos autores em todos os
parágrafos. Nosso foco será a compreensão e a capacidade de síntese.
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