Page 22 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 22

Artes






                  Olá, querido aprendiz! Parabéns pelos trabalhos produzidos!!!!
                     Durante o nosso percurso, nós estudamos algumas das funções da Arte, como para
          representar e atuar no mundo. Pudemos compreender a importância da linguagem artística
          para a humanidade, desde a antiguidade até os dias de hoje.
                     Representar a alma e o que estamos sentindo, por exemplo, nem sempre foi tão fácil.
          Ao longo da História, muitas pessoas não puderam fazer isso por razões políticas, religiosas
          ou  sociais.  Também  não  foi  fácil  para  a  mulher  se  posicionar  como  artista  ao  longo  da
          História  da  Arte,  sendo  que  permaneceu  em  papel  coadjuvante  por  muitos  séculos,
          justamente por conta de preconceito e desvalorização do gênero.
                  Veremos,  no  entanto,  que,  a  partir  do  século  XX,  aconteceu  uma  verdadeira
          transformação  no  universo  da Arte:  os  artistas  passaram  a  representar  também  os  seus
          sentimentos  e  as  suas  emoções. As  mulheres  conseguiram  o  seu  espaço  e  se  tornaram
          protagonistas no universo cultural, tudo isso graças à invenção da fotografia, o surgimento
          da psicanálise e a revolução cultural e social, que deram à Arte um novo rumo.
                Também faremos um trabalho interdisciplinar com História e Ciências, unindo os saberes
          vivenciados no Estudo do Meio.
                    Com tudo isso, nosso eixo temático será:


           “Os novos rumos da Arte no século XX e no século XXI”, com os seguintes

          CONTEÚDOS CONCEITUAIS
         ●Produção interdisciplinar artística científica e histórica.
         ●Arte  para  traduzir:  os  sentimentos,  as  expressões  mais  profundas  da  alma  e  a Arte  para
          registrar as memórias.
         ●A importância do olhar feminino da artista na construção das identidades discentes.
         ●Comunicação visual: Guerrilla Girls.

                      Para praticarmos esses conteúdos, teremos os seguintes


          CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
         ●Produzir, com o uso da linguagem artística, um relato sobre as vivências no estudo do Meio
          aplicando elementos e técnicas aprendidas neste ano: perspectiva e aquarela.
         ●Conhecer  produções  artísticas  femininas  ao  longo  dos  séculos  e  discutir  a  importância
          delas.
         ●Visualizar cartazes do grupo Guerrilla Girls e confeccionar cartazes sobre temáticas atuais.





















                                                                                                                   22
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27