Page 23 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 23
Artes
Olá, querido aluno!
Já estou com saudades de você, pois esse será nosso último trimestre e ano
juntos.
Gostaria de parabenizar todos os alunos pelas produções realizadas no trimestre
anterior! Foi possível observar avanços significativos na compreensão das funções da
arte, bem como no uso da perspectiva e da técnica da aquarela. As criações revelaram
sensibilidade, criatividade e um crescente domínio das linguagens artísticas,
demonstrando o envolvimento e o empenho de cada um.
Neste novo trimestre, daremos continuidade a esse percurso artístico,
aprofundando nossos estudos sobre as funções da arte em diferentes contextos
históricos e sociais. Também iniciaremos o desenvolvimento do projeto de Artes, Carne
viva e o projeto interdisciplinar A vida que ninguém vê, da Feira Cultural 2025, no
qual os conhecimentos adquiridos em Artes dialogam com outras áreas do saber. Além
disso, exploraremos o projeto Guerrilla Girls, que nos convida a refletir sobre o papel
das mulheres artistas na história da arte, questionando estereótipos e promovendo uma
visão mais crítica e inclusiva.
Será um período de muitas descobertas, trocas e produções significativas. Vamos
juntos?
Com tudo isso, nosso eixo temático será:
“Os novos rumos da Arte no século XX e no século XXI”, com os seguintes
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
●Arte para traduzir: os sentimentos, as expressões mais profundas da alma e a Arte para
registrar as memórias.
●Projeto de Arte Carne Viva e Projeto interdisciplinar “ A vida que ninguém vê”.
●Entendendo uma obra de Arte: estilo, época e objetivos.
●A importância do olhar feminino da artista na construção das identidades discentes.
●Comunicação visual: Guerrilla Girls.
Para praticarmos esses conteúdos, teremos os seguintes CONTEÚDOS
PROCEDIMENTAIS:
●Visualizar e ler uma obra de arte, analisando o estilo artístico, a época de produção, as
intenções e as características formais que a diferem de outras obras de outros períodos.
●Conhecer produções artísticas femininas ao longo dos séculos e discutir a importância
delas.
●Projetar e estudar formas de apresentação dos proejtos da Feira Cultural, aprendendo a
trabalhar com espaços maiores de exposição.
●Visualizar cartazes do grupo Guerrilla Girls e confeccionar cartazes sobre temáticas
atuais.
23