Page 23 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 23

Artes





                  Olá, querido aluno!
                  Já  estou  com  saudades  de  você,  pois  esse  será  nosso  último  trimestre  e  ano
           juntos.

                  Gostaria de parabenizar todos os alunos pelas produções realizadas no trimestre
           anterior!  Foi  possível  observar  avanços  significativos  na  compreensão  das  funções  da
           arte, bem como no uso da perspectiva e da técnica da aquarela. As criações revelaram
           sensibilidade,  criatividade  e  um  crescente  domínio  das  linguagens  artísticas,
           demonstrando o envolvimento e o empenho de cada um.
                  Neste  novo  trimestre,  daremos  continuidade  a  esse  percurso  artístico,
           aprofundando  nossos  estudos  sobre  as  funções  da  arte  em  diferentes  contextos
           históricos e sociais. Também iniciaremos o desenvolvimento do projeto de Artes, Carne
           viva e o projeto interdisciplinar A vida que ninguém vê, da Feira Cultural 2025, no
           qual os conhecimentos adquiridos em Artes dialogam com outras áreas do saber. Além
           disso, exploraremos o projeto Guerrilla Girls, que nos convida a refletir sobre o papel
           das mulheres artistas na história da arte, questionando estereótipos e promovendo uma
           visão mais crítica e inclusiva.
                  Será um período de muitas descobertas, trocas e produções significativas. Vamos
           juntos?
                     Com tudo isso, nosso eixo temático será:


             “Os  novos  rumos  da  Arte  no  século  XX  e  no  século  XXI”,  com  os  seguintes
           CONTEÚDOS CONCEITUAIS
          ●Arte para traduzir: os sentimentos, as expressões mais profundas da alma e a Arte para
           registrar as memórias.
          ●Projeto de Arte Carne Viva e Projeto interdisciplinar “ A vida que ninguém vê”.
          ●Entendendo uma obra de Arte: estilo, época e objetivos.
          ●A importância do olhar feminino da artista na construção das identidades discentes.
          ●Comunicação visual: Guerrilla Girls.

           Para     praticarmos    esses     conteúdos,     teremos     os    seguintes    CONTEÚDOS
           PROCEDIMENTAIS:
          ●Visualizar e ler uma obra de arte, analisando o estilo artístico, a época de produção, as
           intenções e as características formais que a diferem de outras obras de outros períodos.
          ●Conhecer produções artísticas femininas ao longo dos séculos e discutir a importância
           delas.
          ●Projetar e estudar formas de apresentação dos proejtos da Feira Cultural, aprendendo a
           trabalhar com espaços maiores de exposição.
          ●Visualizar  cartazes  do  grupo  Guerrilla  Girls  e  confeccionar  cartazes  sobre  temáticas
           atuais.













                                                                                                                   23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28