Page 19 - Previsão 7º ano - 3º Tri
P. 19
Objetivos Específicos
Para que consigamos dar sustentação aos objetivos gerais, buscamos contemplar alguns objetivos
específicos neste trimestre, dentre eles:
- Deparar-se com a desigualdade socioeconômica atual;
- Deparar-se com o processo de opressão entre classes que aqui estão e que aqui estiveram, transformando
o espaço geográfico e contribuindo fortemente para os problemas vividos por nossa sociedade na
contemporaneidade;
- Refletir sobre ações que podem impactar positivamente o espaço geográfico observando os ribeirinhos, os
indígenas e os quilombolas, assim como suas respectivas relações com a natureza;
- Compreender como se dá a agricultura e a pecuária extensiva e intensiva no Brasil com o fornecimento e
análise de dados e informações dos órgãos públicos cabíveis;
- Compreender a importância da agropecuária na geração de renda para o Brasil, problematizando seus
processos de existência, como o conflito em relação a água (logo, em relação as matas) e a distribuição desta
renda;
- Problematizar questões que permeiam as práticas agropecuárias, sejam elas no âmbito social, sejam elas
no âmbito ambiental;
- Reconhecer os principais tipos de clima no Brasil;
- Reconhecer a importância de Chico Mendes no Brasil;
- Refinar o conhecimento sobre a relação entre as águas, o relevo, a vegetação e o uso da terra pelos
humanos;
- Refletir sobre o uso da terra e o impacto que este uso gera no clima.
Conteúdos Atitudinais
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
- Aprimorar o respeito pela opinião divergente;
- Desenvolver a autonomia;
- Desenvolver a habilidade de observação e reflexão de fenômenos sociais e naturais, locais e regionais;
- Sensibilizar o antirracismo, o antimachismo e o antifascismo como ideais de uma sociedade empática e
humanista.
Conteúdos Procedimentais
- Registros no caderno, dirigidos ou livres;
- Leitura de textos didáticos, literários, de jornais, entre outros;
- Análise de letras de músicas e poesias;
- Produção de respostas coesas e coerentes;
- Uso de ferramentas organizacionais (digitais ou não) como o Classroom e o Planner;
- Relação entre diferentes linguagens, como textos, gráficos e mapas.
19