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A Vida que Ninguém Vê
No projeto A Vida que Ninguém Vê, partimos de uma perspectiva científica para investigar formas de vida e
saberes que muitas vezes são invisibilizados — tanto na natureza quanto na sociedade. Em Ciências, será feita uma
jornada investigativa, que integra observação ambiental, pesquisa social e reflexão crítica.
Nosso trabalho começou com o Estudo do Meio em Ubatuba e Paraty, onde entramos em contato direto com
o bioma da Mata Atlântica. Nesse ambiente rico em biodiversidade, cada estudante foi convidado a atuar como um
naturalista, desenvolvendo um olhar sensível e investigativo. Por meio da escuta dos sons, da observação das formas,
cores e comportamentos da fauna e flora, do toque e até dos cheiros da mata, registramos a experiência de forma ativa
— com desenhos, esquemas, textos e registros fotográficos. A partir desse mergulho, foi possível caracterizar o
ambiente, identificar as interferências humanas e propor alternativas sustentáveis, articulando conceitos como
ecossistema, biodiversidade, impactos ambientais e preservação.
Mas esse olhar investigativo da Ciência também se estende para além do meio natural. Ao estudarmos o livro
"Negros no Brasil de Hoje", refletiremos sobre como determinados grupos sociais — especialmente as mulheres
negras — também foram historicamente invisibilizados nos campos da ciência e do conhecimento. Vamos conhecer
histórias reais de cientistas negras que contribuíram significativamente para a pesquisa científica, a conservação
ambiental e os saberes populares, mesmo enfrentando barreiras sociais e raciais.
Assim, A Vida que Ninguém Vê nos convida a enxergar mais do que está à vista: a reconhecer a complexidade
dos ecossistemas, a diversidade das formas de vida e os saberes plurais que constroem a ciência. É um exercício de
observação, análise crítica e valorização da diversidade — pilares fundamentais da educação científica e da
formação cidadã.
Conteúdos Atitudinais
Para que nossas aulas sejam momentos ricos de aprendizagem, respeito e crescimento
coletivo, é fundamental cultivarmos atitudes que favoreçam a convivência e o trabalho em grupo.
A sala de aula deve ser um espaço de escuta, partilha e construção de conhecimento. Por
isso, é importante que você esteja sempre disposto(a) a aprender, realizando as tarefas com qualidade,
atenção e pontualidade.
Sempre que surgir uma dúvida, pergunte! Sua pergunta pode ajudar também outros colegas. Mas
lembre-se: ouça com atenção as explicações do professor e dos colegas, não interrompa a fala do
outro, levante a mão e aguarde o momento certo para falar. O diálogo começa com o respeito à escuta.
Nas atividades em grupo, atitudes como respeitar opiniões diferentes, ser cooperativo(a) e
cumprir os combinados do grupo (como prazos, datas, materiais) serão essenciais para o bom
andamento do trabalho.
E, acima de tudo, assuma sua responsabilidade diante dos estudos. Você é o principal agente
da sua própria aprendizagem — mas não está sozinho(a)! Eu estarei aqui para apoiar, orientar e caminhar
junto com você.
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