Page 14 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 14
Simulado 3 pontos
Autoavaliação (segunda quinzena de agosto) 1 ponto
Participação (diariamente) 3 pontos
(Itinerário de Humanidades)
No trimestre que se inicia, daremos início ao estudo da Geometria métrica
espacial estudando os sólidos geométricos prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas
com os objetivos principais de interpretação de ideias, fenômenos e processos, pensar e
fazer científico, além da compreensão de fenômenos da vida cotidiana, embasados no
eixo estruturante da Investigação Científica, apoiando-se em conhecimentos e
habilidades que permitam acessar, selecionar, processar analisar e utilizar dados sobre
diferentes temas para, sobretudo, compreender a realidade de forma crítica, reflexiva e
produtiva, a fim de mobilizar conhecimentos que possibilitem criar novas oportunidades
no contexto social de cada indivíduo em acordo com as competências gerais da BNCC,
tendo como foco exercitar a curiosidade intelectual, utilizando diferentes linguagens –
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos.
Conteúdos a serem estudados Conhecimentos prévios
Geometria Métrica Espacial - Geometria plana
- Cubo e paralelepípedo - Semelhança de triângulos
- Demais Prismas - Resolução de equações de primeiros
- Pirâmide e segundo graus
- Cilindro - Interpretação e resolução de
- Cone problemas
- Esfera
- Partes da Esfera
Conteúdos procedimentais
1) Utilização de estratégias de validação de resultados.
2) Leitura de enunciados e resolução de testes.
3) Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
4) Resolução de problemas sem dados numéricos explícitos.
5) Elaboração de respostas que expressem forma clara e completa de pensamento.
Avaliação
Serão feitas duas avaliações com valores de 6 (seis) e 12 (doze) pontos, sendo a primeira
de múltipla escolha e a segunda, dissertativa.
A avaliação também se pautará nas Atividades diversificadas e observações
sistematizadas, que incluem todo o processo de aprendizagem do aluno, como simulado,
tarefas, participação, trabalhos, autoavaliação e demais atividades realizadas no trimestre.
Os trabalhos do trimestre serão voltados às avaliações externas e vestibulares.