Page 9 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 9

COMPETÊNCIAS GERAIS
                                              DA EDUCAÇÃO BÁSICA

            1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
            cultural e digital para entender e explicar a  realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
            construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

            5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
            significativa,  reflexiva  e  ética  nas  diversas  práticas  sociais  (incluindo  as  escolares)  para  se
            comunicar,  acessar  e  disseminar  informações,  produzir  conhecimentos,  resolver  problemas  e
            exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

            10)  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
            determinação,  tomando  decisões  com  base  em  princípios  éticos,  democráticos,  inclusivos,
            sustentáveis e solidários.

                          EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
                                      Investigação Científica, Processos Criativos
                                        Mediação e Intervenção Sociocultural

                                           CONTEÚDOS CONCEITUAIS

            →  Introdução  à  Literatura:  os  gêneros  literários  e  as  figuras  de  linguagem  como  recursos
            expressivos e de produção dos efeitos de sentido na literatura.

            Leitura principal (obrigatória)
            → Obra “A visão das plantas”.
            Djaimilia Pereira de Oliveira. Modernismo português. Fuvest 2027

            Outras leituras
            → Coletâneas de contos “Várias Histórias”.
            Machado de Assis. Realismo brasileiro.

            → Disco “Canções Escolhidas”.
            Cartola. Unicamp 2027

            → Obra “A vida não é útil”.
            Ailton Krenak. Literatura brasileira contemporânea. Unicamp 2027

            → Coletânea de poemas “Prosas seguidas de odes mínimas”.
            José Paulo Paes. Modernismo brasileiro contemporâneo. Unicamp 2027

                                        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

            (EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo
            diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos,
            para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
            Eixo 6.
            (EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras
            culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.),
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14