Page 9 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 9
COMPETÊNCIAS GERAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e
exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
→ Introdução à Literatura: os gêneros literários e as figuras de linguagem como recursos
expressivos e de produção dos efeitos de sentido na literatura.
Leitura principal (obrigatória)
→ Obra “A visão das plantas”.
Djaimilia Pereira de Oliveira. Modernismo português. Fuvest 2027
Outras leituras
→ Coletâneas de contos “Várias Histórias”.
Machado de Assis. Realismo brasileiro.
→ Disco “Canções Escolhidas”.
Cartola. Unicamp 2027
→ Obra “A vida não é útil”.
Ailton Krenak. Literatura brasileira contemporânea. Unicamp 2027
→ Coletânea de poemas “Prosas seguidas de odes mínimas”.
José Paulo Paes. Modernismo brasileiro contemporâneo. Unicamp 2027
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo
diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos,
para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Eixo 6.
(EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras
culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.),