Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8
DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA
Caríssimas e caríssimos estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio!
Inicia-se, agora, uma nova etapa na vida de vocês: o Ensino Médio. Período de
amadurecimento, descobertas e início dos planos quanto a uma carreira profissional.
Realizaremos, ao longo do primeiro trimestre letivo de 2025, uma Introdução à
Literatura. Retomaremos e aprofundaremos as figuras de linguagem, tais como a metáfora,
a ironia, a personificação, a antítese, a hipérbole, a metonímia e o eufemismo. Trata-se de
recursos expressivos importantíssimos para a leitura e compreensão mais aprofundada dos
textos literários.
Tomaremos contato com os chamados gêneros literários (lírico, épico, dramático e
narrativo), bem como com suas respectivas estruturas de composição, temáticas principais e
linguagem.
Iniciaremos a análise dos 9 livros que lhes serão exigidos no vestibular da Fuvest 2028,
uma lista composta somente por escritoras. A primeira dessas leituras diz respeito ao
romance “Canção para ninar menino grande”, da escritora mineira Conceição Evaristo.
Nas primeiras semanas, e antes do Carnaval, apresentarei a vocês a obra e postarei, no Google
Classroom, um roteiro de leitura acerca dela.
Entre fevereiro e abril, leremos e discutiremos um conto da coletânea de contos
“Morangos mofados”, de Caio Fernando Abreu, obra de leitura obrigatória da Unicamp
2028.
Ainda na perspectiva da Unicamp 2028, escutaremos e analisaremos ao menos duas
letras de canção do célebre compositor e sambista carioca Cartola.
Embora o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não exija uma lista específica
de leitura de determinadas obras literárias, a INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS será exigida
o tempo todo nas questões não apenas ligadas às Linguagens e suas Tecnologias, mas também
nas relacionadas às demais áreas do conhecimento.
Será nosso maior objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da tão importante
COMPETÊNCIA LEITORA, seja por meio das leituras em aula, seja por meio da resolução
de exercícios dos principais vestibulares do país.
Espero que vocês curtam da melhor forma possível essa nova, desafiadora e, ao mesmo
tempo, tão prazerosa fase da vida. Como tudo, percalços e dores farão parte do caminho, mas
conquistas e momentos indescritíveis também os(as) esperam.
Contem comigo no sentido de tornar menos complexa essa caminhada.
Muito bem-vindos!
Marcão
COMPETÊNCIAS GERAIS
EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar
para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas
e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.