Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8

DISCIPLINA: LITERATURA
               PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA

               Caríssimas e caríssimos estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio!
                      Inicia-se,  agora,  uma  nova  etapa  na  vida  de  vocês:  o  Ensino  Médio.  Período  de
               amadurecimento, descobertas e início dos planos quanto a uma carreira profissional.
                      Realizaremos,  ao  longo  do  primeiro  trimestre  letivo  de  2025,  uma  Introdução  à
               Literatura. Retomaremos e aprofundaremos as figuras de linguagem, tais como a metáfora,
               a ironia, a personificação, a antítese, a hipérbole, a metonímia e o eufemismo. Trata-se de
               recursos expressivos importantíssimos para a leitura e compreensão mais aprofundada dos
               textos literários.
                      Tomaremos contato com os chamados gêneros literários (lírico, épico, dramático e
               narrativo), bem como com suas respectivas estruturas de composição, temáticas principais e
               linguagem.
                      Iniciaremos a análise dos 9 livros que lhes serão exigidos no vestibular da Fuvest 2028,
               uma  lista  composta  somente  por  escritoras.  A  primeira  dessas  leituras  diz  respeito  ao
               romance “Canção para ninar menino grande”, da escritora mineira Conceição Evaristo.
               Nas primeiras semanas, e antes do Carnaval, apresentarei a vocês a obra e postarei, no Google
               Classroom, um roteiro de leitura acerca dela.
                      Entre  fevereiro  e  abril,  leremos  e  discutiremos  um  conto  da  coletânea  de  contos
               “Morangos mofados”, de Caio Fernando Abreu, obra de leitura obrigatória da Unicamp
               2028.
                      Ainda na perspectiva da Unicamp 2028, escutaremos e analisaremos ao menos duas
               letras de canção do célebre compositor e sambista carioca Cartola.
                      Embora o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não exija uma lista específica
               de leitura de determinadas obras literárias, a INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS será exigida
               o tempo todo nas questões não apenas ligadas às Linguagens e suas Tecnologias, mas também
               nas relacionadas às demais áreas do conhecimento.
                      Será nosso maior objetivo o desenvolvimento e aperfeiçoamento da tão importante
               COMPETÊNCIA LEITORA, seja por meio das leituras em aula, seja por meio  da resolução
               de exercícios dos principais vestibulares do país.
                      Espero que vocês curtam da melhor forma possível essa nova, desafiadora e, ao mesmo
               tempo, tão prazerosa fase da vida. Como tudo, percalços e dores farão parte do caminho, mas
               conquistas e momentos indescritíveis também os(as) esperam.
                      Contem comigo no sentido de tornar menos complexa essa caminhada.
                                                                                      Muito bem-vindos!
                                                                                                                Marcão

                                              COMPETÊNCIAS GERAIS
                                                 EDUCAÇÃO BÁSICA

               1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
               social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar
               para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

               5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
               crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
               se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas
               e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13