Page 8 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 8
DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA
Caríssimas e caríssimos estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio!
Inicia-se, agora, uma nova etapa na vida de vocês: o Ensino Médio. Período de
amadurecimento, descobertas e início dos planos quanto à carreira profissional que talvez venham
a trilhar.
Realizaremos, ao longo do primeiro trimestre letivo de 2024, uma Introdução à Literatura.
Retomaremos e aprofundaremos as figuras de linguagem, como a metáfora, a ironia, a
personificação, a antítese, a hipérbole, a metonímia, o eufemismo, dentre outras. Trata-se de
recursos expressivos importantíssimos para a compreensão mais aprofundada dos textos literários.
Ademais, vocês tomarão contato com os chamados gêneros literários - lírico, épico,
dramático e narrativo -, bem como com suas respectivas estruturas de composição, temáticas
principais e estilo predominante.
Paralelamente, tomarão contato, por meio da leitura e das aulas, com os 9 livros que lhes
serão exigidos no vestibular da Fuvest 2027, uma lista composta somente por escritoras. E a
primeira obra dessa lista, cuja leitura lhes será cobrada nesse trimestre inaugural, tem por título “A
visão das plantas”, da jovem escritora portuguesa contemporânea Djaimilia Pereira de Almeida.
Nas primeiras semanas, e antes do Carnaval, apresentarei a vocês a obra e postarei, no Google
Classroom, um roteiro de leitura acerca dela.
Entre fevereiro e abril, leremos e discutiremos um ou dois contos do livro de coletâneas
“Várias Histórias”, de Machado de Assis. Nesse primeiro trimestre, vocês tomarão contato, ainda,
com uma obra da lista da Unicamp 2027 intitulada “A vida não é útil”, do escritor indígena Ailton
Krenak, recém-eleito para a ABL (Academia Brasileira de Letras).
Leremos e analisaremos, também em aula, quatro artigos do livro “Opúsculo
Humanitário”, de Nísia Floresta, escritora brasileira do século XIX. A obra também integra a lista
da Fuvest 2027.
Não pensem que me esquecerei do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Embora o
exame não exija uma lista específica de leitura de obras literárias, a interpretação de textos será
exigida o tempo todo nas questões não apenas de Linguagens e suas Tecnologia, mas de todas as
disciplinas.
Pensando nisso, desenvolvi técnicas de interpretação de textos literários e estratégias de
resolução de questões dos principais vestibulares do país, estratégias que aplicaremos nos três
anos do Ensino Médio.
Espero que gostem dessa nova fase da vida de vocês. Ela tem, como tudo na vida, seus
percalços e suas dores, mas também abre as portas para a aquisição de conhecimentos e experiências
incríveis e de fortalecimento dos laços de amizade para toda a vida.
Contem sempre conosco, os professores, no sentido de tornar menos complexa essa
caminhada.
Bem-vindos e aquele abração!
Prof. Marcão