Page 4 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
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aprenderemos a desenvolver um olhar crítico para selecionar e interpretar as informações que
               consumimos.
                      Portanto, preparem-se! Será um percurso desafiador, mas tenho certeza de que também
               será  inspirador  e  transformador.  Vamos  embarcar  nessa  aventura  juntos,  construindo
               conhecimento e ampliando nossa visão sobre a língua e o mundo.

               COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

               1.Valorizar  e  utilizar  os  conhecimentos  historicamente  construídos  sobre  o  mundo  físico,
               social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar
               para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
               Objetivo: Entender e explicar a realidade, colaborar com a sociedade e continuar a aprender.
               4.  Utilizar  conhecimentos  das  linguagens  verbal  (oral  e  escrita)  e/  ou  verbo-visual  (como
               Libras),  corporal,  multimodal,  artística,  matemática,  científica,  tecnológica  e  digital  para
               expressar-se  e  partilhar  informações,  experiências,  ideias  e  sentimentos  em  diferentes
               contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
               Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir
               sentidos que levem ao entendimento mútuo.
               5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
               crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
               se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas
               e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
               Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas
               e exercer protagonismo de autoria.
               7. Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
               formular,  negociar  e  defender  ideias,  pontos  de  vista  e  decisões  comuns  que  respeitem  e
               promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável  em
               âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo,
               dos outros e do planeta.
               Objetivo: Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base
               em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
               8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física
               e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
               outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
               Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com
               autocrítica e capacidade para lidar com elas.
               9.  Empatia  e  Cooperação  —  Exercitar  a  empatia,  o  diálogo,  a  resolução  de  conflitos  e  a
               cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
               com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
               identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
               Objetivo:  Fazer-se  respeitar  e  promover  o  respeito  ao  outro  e  aos  direitos  humanos,  com
               acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
               10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
               determinação,  tomando  decisões  com  base  em  princípios  éticos,  democráticos,  inclusivos,
               sustentáveis e solidários.
               Objetivo:  Tomar  decisões  com  princípios  éticos,  democráticos,  inclusivos,  sustentáveis  e
               democráticos.

               EIXOS  ESTRUTURANTES  DOS  ITINERÁRIOS  FORMATIVOS:  investigação
               científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural.
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