Page 10 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 10

inclusive para socializar obras  da própria autoria (poemas,  contos e suas  variedades,  roteiros e
            microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros,
            inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
            Eixos 3 e 6.
            (EM13LP48)  Identificar  assimilações,  rupturas  e  permanências  no  processo  de  constituição  da
            literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais
            do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes
            e procedimentos estéticos.
            Eixos 1 e 6.
            (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a
            apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do
            mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão
            política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes
            ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
            Eixos 1 e 6.
            (EM13LP50) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e
            gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando
            os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
            Eixo 6.
            (EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo
            suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir
            com autonomia e criticidade no meio cultural.
            (EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em
            especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da
            crítica  literária  (estrutura  da  composição,  estilo,  aspectos  discursivos)  ou  outros  critérios
            relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo,
            diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como
            dialogam com o presente.
            Eixos 1 e 2.
            (EM13LP53) Produzir  apresentações e  comentários apreciativos e  críticos  sobre livros,  filmes,
            discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários
            e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
            Eixos 1 e 3.
            (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação
            de recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias,
            estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto
            literário.
            Eixo 1.

                                                      Avaliações

            ADOS: 12 pontos
            Haverá uma avaliação discursiva do livro, cuja nota se incorporará à nota de ADOS do 1º
            trimestre.

            P1: 6 pontos (Prova de Múltipla Escolha)

            P2: 12 pontos (Avaliação Discursiva – Conteúdos do trimestre e das obras estudadas)

            TOTAL: 30 pontos
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15