Page 12 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 12
Iniciaremos o ano com uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de nortear o trabalho a ser
realizado no início do primeiro trimestre, onde retomaremos conteúdos básicos e fundamentais da
Matemática, com o intuito de fornecer construir um alicerce aos conteúdos que virão em estudos
posteriores. Na sequência iniciaremos o estudo da Teoria de conjuntos, que fornecerá elementos
imprescindíveis para a linguagem Matemática possibilitando elaboração de registros para evocar
um objeto matemático, sobretudo do estudo de Funções.
Serão abordados também, no primeiro trimestre, os conjuntos numéricos e ideias
fundamentais do estudo de Funções como a interdependência entre grandezas, com os objetivos
principais de interpretação de ideias, fenômenos e processos, pensar e fazer científico, além da
compreensão de fenômenos da vida cotidiana, embasados nos eixos estruturantes da Investigação
Científica, aperfeiçoando o pensamento numérico e aritmético e desenvolvendo o pensamento
algébrico apoiando-se em conhecimentos e habilidades que permitam acessar, selecionar, processar
analisar e utilizar dados sobre diferentes temas a fim de mobilizar conhecimentos que possibilitem
criar novas oportunidades no contexto social de cada indivíduo em acordo com as competências
gerais da BNCC, como, por exemplo “Utilizar diferentes linguagens – matemática e científica, para
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”
O trabalho do trimestre será relacionado ao estudo de funções, utilizando a tecnologia, com
o intuito de investigar o comportamento dos diferentes tipos de funções segundo seus parâmetros.
Conteúdos a serem estudados Conhecimentos prévios
Revisão de conteúdos Matemáticos Operações com números Racionais (frações e
essenciais decimais)
Equações de primeiro e segundo graus
Sistema de equações do primeiro grau
Potências e raízes
Teoria de conjuntos ------------------------------------------------
Conjuntos Numéricos Teoria de conjuntos
Ideias fundamentais de Funções Equações, tabuada, interpretação de gráficos
Conteúdos procedimentais
1) Registro de maneira organizada, tanto no caderno de atividades, na resolução dos exercícios
propostos, como no de teoria e também informações complementares que devem constar nos
apontamentos. Todos os registros devem conter a respectiva data.
2) Construção de gráficos e utilização adequada de escalas.
3) Utilização de estratégias de validação de resultados.
4) Utilização de um caderno de Teoria que será adotado durante os três anos do E.M.
5) Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
6) Elaboração de respostas que expressem forma clara e completa de pensamento.