Page 12 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 12

Iniciaremos o ano com uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de nortear o trabalho a ser
            realizado no início do primeiro trimestre, onde retomaremos conteúdos básicos e fundamentais da
            Matemática, com o intuito de fornecer construir um  alicerce aos conteúdos que virão em estudos
            posteriores. Na sequência iniciaremos o estudo da Teoria de conjuntos, que fornecerá elementos
            imprescindíveis para a linguagem Matemática possibilitando elaboração de registros para evocar
            um objeto matemático, sobretudo do estudo de Funções.

                   Serão  abordados  também,  no  primeiro  trimestre,  os  conjuntos  numéricos  e  ideias
            fundamentais do estudo de Funções como a  interdependência entre grandezas, com os objetivos
            principais de interpretação de ideias, fenômenos e processos, pensar e fazer científico, além da
            compreensão de fenômenos da vida cotidiana,  embasados nos eixos estruturantes da Investigação
            Científica,  aperfeiçoando  o  pensamento  numérico  e  aritmético  e  desenvolvendo  o  pensamento
            algébrico apoiando-se em conhecimentos e habilidades que permitam acessar, selecionar, processar
            analisar e utilizar dados sobre diferentes temas a fim de mobilizar conhecimentos que possibilitem
            criar novas oportunidades no contexto social de cada indivíduo em acordo com as competências
            gerais da BNCC, como, por exemplo “Utilizar diferentes linguagens – matemática e científica, para
            se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
            produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”

                   O trabalho do trimestre será relacionado ao estudo de funções, utilizando a tecnologia, com
            o intuito de investigar o comportamento dos diferentes tipos de funções segundo seus parâmetros.



             Conteúdos a serem estudados              Conhecimentos prévios

             Revisão de conteúdos Matemáticos         Operações com números Racionais (frações e
             essenciais                               decimais)
                                                      Equações de primeiro e segundo graus
                                                      Sistema de equações do primeiro grau
                                                      Potências e raízes

             Teoria de conjuntos                      ------------------------------------------------

             Conjuntos Numéricos                      Teoria de conjuntos

             Ideias fundamentais de Funções           Equações, tabuada, interpretação de gráficos


            Conteúdos procedimentais

             1)  Registro de maneira organizada, tanto no caderno de atividades, na resolução dos exercícios
            propostos,  como  no  de  teoria  e  também  informações  complementares  que  devem  constar  nos
            apontamentos. Todos os registros devem conter a respectiva data.
            2)  Construção de gráficos e utilização adequada de escalas.

            3)  Utilização de estratégias de validação de resultados.
            4)  Utilização de um caderno de Teoria que será adotado durante os três anos do E.M.
            5)  Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.

            6) Elaboração de respostas que expressem forma clara e completa de pensamento.
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17