Page 12 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 12

Para você que está chegando, saiba que esta é uma etapa acadêmica repleta de desafios
               e descobertas,  que demanda muita dedicação, estudo e trabalho, pois envolve muita abstração,
               leitura de mundo, desenvolvimento mais profundo do pensamento matemático e que necessita
               de muitas habilidades algébricas e aritméticas.

                      Iniciaremos o ano com uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de nortear o trabalho
               a ser realizado no início do primeiro trimestre e na sequência trabalharemos com atividades de
               investigação de padrões e regularidades, cujo objetivo é aguçar o olhar e permitir que mais
               relações sejam estabelecidas entre os conhecimentos matemáticos e que mais generalizações
               sejam possíveis, pois ela é um dos processos mais avançados do pensamento matemático.


                      Na sequência, retomaremos conteúdos básicos e fundamentais da Matemática, com o
               intuito de fornecer construir um  alicerce aos conteúdos que virão em estudos posteriores, e
               somente  então  iniciaremos  o  estudo  da  Teoria  de  Conjuntos,  que  fornecerá  elementos
               imprescindíveis  para  a  linguagem  Matemática,  possibilitando  elaboração  de  registros  para
               evocar um objeto matemático, sobretudo do estudo de Funções.

                      Serão  abordados  também,  no  primeiro  trimestre,  os  conjuntos  numéricos  e  ideias
               fundamentais do estudo de Funções como a interdependência entre grandezas, com os objetivos
               principais de interpretação de ideias, fenômenos e processos, pensar e fazer científico, além da
               compreensão  de  fenômenos  da  vida  cotidiana,    embasados  nos  eixos  estruturantes  da
               Investigação  Científica, aperfeiçoando pensamento  numérico  e aritmético,  desenvolvendo
               pensamento algébrico apoiando-se em conhecimentos e habilidades que permitam acessar,
               selecionar,  processar  analisar  e  utilizar  dados  sobre  diferentes  temas  a  fim  de  mobilizar
               conhecimentos que possibilitem criar novas oportunidades no contexto social de cada indivíduo
               em acordo com as competências gerais da BNCC, como por exemplo  “Utilizar diferentes
               linguagens – matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências,
               ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento
               mútuo.”


                      O trabalho do trimestre será relacionado ao estudo de funções, utilizando a tecnologia,
               com o intuito de investigar o comportamento dos diferentes tipos de funções segundo seus
               parâmetros.








                 Conteúdos a serem estudados                  Conhecimentos prévios

                 Revisão de conteúdos Matemáticos             Operações entre números Racionais (frações
                 essenciais                                   e decimais)
                                                              Equações de primeiro e segundo graus
                                                              Sistema de equações do primeiro grau
                                                              Potências e raízes
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17