Page 12 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 12
Para você que está chegando, saiba que esta é uma etapa acadêmica repleta de desafios
e descobertas, que demanda muita dedicação, estudo e trabalho, pois envolve muita abstração,
leitura de mundo, desenvolvimento mais profundo do pensamento matemático e que necessita
de muitas habilidades algébricas e aritméticas.
Iniciaremos o ano com uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de nortear o trabalho
a ser realizado no início do primeiro trimestre e na sequência trabalharemos com atividades de
investigação de padrões e regularidades, cujo objetivo é aguçar o olhar e permitir que mais
relações sejam estabelecidas entre os conhecimentos matemáticos e que mais generalizações
sejam possíveis, pois ela é um dos processos mais avançados do pensamento matemático.
Na sequência, retomaremos conteúdos básicos e fundamentais da Matemática, com o
intuito de fornecer construir um alicerce aos conteúdos que virão em estudos posteriores, e
somente então iniciaremos o estudo da Teoria de Conjuntos, que fornecerá elementos
imprescindíveis para a linguagem Matemática, possibilitando elaboração de registros para
evocar um objeto matemático, sobretudo do estudo de Funções.
Serão abordados também, no primeiro trimestre, os conjuntos numéricos e ideias
fundamentais do estudo de Funções como a interdependência entre grandezas, com os objetivos
principais de interpretação de ideias, fenômenos e processos, pensar e fazer científico, além da
compreensão de fenômenos da vida cotidiana, embasados nos eixos estruturantes da
Investigação Científica, aperfeiçoando pensamento numérico e aritmético, desenvolvendo
pensamento algébrico apoiando-se em conhecimentos e habilidades que permitam acessar,
selecionar, processar analisar e utilizar dados sobre diferentes temas a fim de mobilizar
conhecimentos que possibilitem criar novas oportunidades no contexto social de cada indivíduo
em acordo com as competências gerais da BNCC, como por exemplo “Utilizar diferentes
linguagens – matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências,
ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento
mútuo.”
O trabalho do trimestre será relacionado ao estudo de funções, utilizando a tecnologia,
com o intuito de investigar o comportamento dos diferentes tipos de funções segundo seus
parâmetros.
Conteúdos a serem estudados Conhecimentos prévios
Revisão de conteúdos Matemáticos Operações entre números Racionais (frações
essenciais e decimais)
Equações de primeiro e segundo graus
Sistema de equações do primeiro grau
Potências e raízes