Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
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(EM13LP28) Resumir e resenhar textos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do
               autor da obra e do resenhador), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e
               citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.
               (EM13LP35) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os impactos das novas
               tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria e da checagem
               de informação uma prática (e um serviço) essencial, adotando atitude analítica e crítica diante
               dos textos jornalísticos.
               (EM13LP36)  Conhecer  e  analisar  diferentes  projetos  editoriais  –  institucionais,  privados,
               públicos,  financiados,  independentes  etc.  –,  de  forma  a  ampliar  o  repertório  de  escolhas
               possíveis de fontes de informação e opinião, reconhecendo o papel da mídia plural para a
               consolidação da democracia.
               (EM13LP37) Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não
               neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o
               recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo
               autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se
               consciente das escolhas feitas como produtor.
               (EM13LP38)  Usar  procedimentos  de  checagem  de  fatos  noticiados  e  fotos  publicadas
               (verificar/avaliar  veículo,  fonte,  data  e  local  da  publicação,  autoria,  URL,  formatação;
               comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater
               a proliferação de notícias falsas (fake news).
               (EM13LP39) Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as condições e os mecanismos
               de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e
               da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos –, de forma a adotar atitude crítica em relação
               ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando
               fatos apurados as contradisserem.
               (EM13LP40) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes
               sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes
               sociais  e  discutindo  os  efeitos  desses  modelos  de  curadoria,  de  forma  a  ampliar  as
               possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.
               (EM13LP41) Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante de acontecimentos e
               questões de relevância social, local e global, comparando diferentes enfoques e perspectivas,
               por meio do uso de ferramentas de curadoria de informação (como agregadores de conteúdo)
               e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria de informação, de forma a aprofundar
               o entendimento sobre um determinado fato ou questão, identificar o enfoque preponderante da
               mídia  e  manter-se  implicado,  de  forma  crítica,  com  os  fatos  e  as  questões  que  afetam  a
               coletividade.
               (EM13LP42) Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento
               de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes
               sociais ou outros ambientes digitais.
               (EM13LP43) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital e peças de
               campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes
               mídias, spots, jingles etc.), explicando os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de
               sentido  provocados  pelas  escolhas  feitas  em  termos  de  elementos  e  recursos  linguístico-
               discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros, e destacando valores e
               representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, a fim de desconstruir
               eventuais estereótipos e proceder a uma avaliação crítica da publicidade e das práticas de
               consumo.
               (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos
               de  interesse  local  ou  global,  notícias,  fotodenúncias,  fotorreportagens,  reportagens
               multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas
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