Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 6
(EM13LP28) Resumir e resenhar textos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do
autor da obra e do resenhador), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e
citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.
(EM13LP35) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os impactos das novas
tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria e da checagem
de informação uma prática (e um serviço) essencial, adotando atitude analítica e crítica diante
dos textos jornalísticos.
(EM13LP36) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados,
públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas
possíveis de fontes de informação e opinião, reconhecendo o papel da mídia plural para a
consolidação da democracia.
(EM13LP37) Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não
neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o
recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo
autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se
consciente das escolhas feitas como produtor.
(EM13LP38) Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas
(verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação;
comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater
a proliferação de notícias falsas (fake news).
(EM13LP39) Analisar o fenômeno da pós-verdade – discutindo as condições e os mecanismos
de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e
da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos –, de forma a adotar atitude crítica em relação
ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando
fatos apurados as contradisserem.
(EM13LP40) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes
sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes
sociais e discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as
possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.
(EM13LP41) Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante de acontecimentos e
questões de relevância social, local e global, comparando diferentes enfoques e perspectivas,
por meio do uso de ferramentas de curadoria de informação (como agregadores de conteúdo)
e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria de informação, de forma a aprofundar
o entendimento sobre um determinado fato ou questão, identificar o enfoque preponderante da
mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a
coletividade.
(EM13LP42) Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento
de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes
sociais ou outros ambientes digitais.
(EM13LP43) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital e peças de
campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes
mídias, spots, jingles etc.), explicando os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de
sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-
discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros, e destacando valores e
representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, a fim de desconstruir
eventuais estereótipos e proceder a uma avaliação crítica da publicidade e das práticas de
consumo.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos
de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens
multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas