Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 6

DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
            PROFESSORA AMÁBILE BIANCA

                   Alunos do 1º ano do Ensino Médio

                   Bem-vindos! É um prazer conhecê-los! Em Língua Portuguesa, trabalharemos duas frentes:
            análise linguística e produção textual. Estudar a língua materna é uma jornada cheia de descobertas,
            pois é por meio dela que pensamos, sonhamos, amamos, sofremos, perdoamos entre tantas outras
            ações,  sentimentos  e  sensações  que  nos  tornam  humanos.  Língua  é  cultura,  é  identidade!
            Começaremos a 1ª série analisando mais atentamente a língua em uma perspectiva social. Ademais,
            vamos trabalhar também com a oralidade, uma vez que textos não são apenas escritos. Nossa jornada
            será incrível! Entretanto, fiquem atentos! Há muito trabalho pela frente para compreender nosso
            patrimônio linguístico e sua importância para a construção de nossa identidade. Destacam-se no
            trimestre o gênero notícia, as fake news e a curadoria de informação. Preparem-se!

            CONTEÚDOS CONCEITUAIS
            - Gênero estudado: notícia.
            - Gêneros visitados: reportagem, entrevista e outros gêneros da esfera jornalística.
            - O que é leitura.
            - Procedimentos de leitura.
            - Discurso: texto, contexto e interlocução.
            - Texto e discurso – intertexto e interdiscurso.
            - Elementos essenciais da comunicação.
            - Funções da Linguagem.
            - Linguagem e variação linguística.
            - Oralidade e escrita.
            - Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.

            CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
            - Reconhecer, caracterizar, analisar e produzir textos orais de diferentes gêneros que circulam em
            sociedade.
            - Produzir textos orais adequados à situação de produção e recepção (formal / informal) e com os
            elementos que compõem a prosódia.
            - Reconhecer a competência leitora e as habilidades de leitura como essenciais para a comunicação.
            - Produzir textos com o suporte adequado dos recursos linguísticos e não-linguísticos.
            - Compreender a situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais
            do gênero, tema, estilo).
            - Aplicar, na escrita do texto, os elementos da proposta de produção.
            - Ler criticamente o próprio texto em busca da adequação da escrita aos critérios estabelecidos na
            proposta e às exigências linguísticas do gênero.
            - Recorrer a diferentes estruturas de respostas, de acordo como o(s) comando(s) pedido(s), para
            redigi-las com coesão e coerência.
            - Analisar texto verbal, não verbal e misto.
            - Reconhecer texto e discurso – Intertexto e Interdiscurso – para a intencionalidade comunicativa.
            - Reconhecer os gêneros do discurso e a importância deles para a sociedade.
            -  Identificar  os  elementos  constitutivos  dos  gêneros  do  discurso  (tema,  composição,  sequência
            tipológica, estilo).
            - Identificar as condições de produção dos gêneros trabalhados (enunciador, interlocutor, tempo,
            espaço, finalidade, suporte e domínio social de comunicação).
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11