Page 6 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 6
DISCIPLINA: PORTUGUÊS – PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA AMÁBILE BIANCA
Alunos do 1º ano do Ensino Médio
Bem-vindos! É um prazer conhecê-los! Em Língua Portuguesa, trabalharemos duas frentes:
análise linguística e produção textual. Estudar a língua materna é uma jornada cheia de descobertas,
pois é por meio dela que pensamos, sonhamos, amamos, sofremos, perdoamos entre tantas outras
ações, sentimentos e sensações que nos tornam humanos. Língua é cultura, é identidade!
Começaremos a 1ª série analisando mais atentamente a língua em uma perspectiva social. Ademais,
vamos trabalhar também com a oralidade, uma vez que textos não são apenas escritos. Nossa jornada
será incrível! Entretanto, fiquem atentos! Há muito trabalho pela frente para compreender nosso
patrimônio linguístico e sua importância para a construção de nossa identidade. Destacam-se no
trimestre o gênero notícia, as fake news e a curadoria de informação. Preparem-se!
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gênero estudado: notícia.
- Gêneros visitados: reportagem, entrevista e outros gêneros da esfera jornalística.
- O que é leitura.
- Procedimentos de leitura.
- Discurso: texto, contexto e interlocução.
- Texto e discurso – intertexto e interdiscurso.
- Elementos essenciais da comunicação.
- Funções da Linguagem.
- Linguagem e variação linguística.
- Oralidade e escrita.
- Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Reconhecer, caracterizar, analisar e produzir textos orais de diferentes gêneros que circulam em
sociedade.
- Produzir textos orais adequados à situação de produção e recepção (formal / informal) e com os
elementos que compõem a prosódia.
- Reconhecer a competência leitora e as habilidades de leitura como essenciais para a comunicação.
- Produzir textos com o suporte adequado dos recursos linguísticos e não-linguísticos.
- Compreender a situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais
do gênero, tema, estilo).
- Aplicar, na escrita do texto, os elementos da proposta de produção.
- Ler criticamente o próprio texto em busca da adequação da escrita aos critérios estabelecidos na
proposta e às exigências linguísticas do gênero.
- Recorrer a diferentes estruturas de respostas, de acordo como o(s) comando(s) pedido(s), para
redigi-las com coesão e coerência.
- Analisar texto verbal, não verbal e misto.
- Reconhecer texto e discurso – Intertexto e Interdiscurso – para a intencionalidade comunicativa.
- Reconhecer os gêneros do discurso e a importância deles para a sociedade.
- Identificar os elementos constitutivos dos gêneros do discurso (tema, composição, sequência
tipológica, estilo).
- Identificar as condições de produção dos gêneros trabalhados (enunciador, interlocutor, tempo,
espaço, finalidade, suporte e domínio social de comunicação).