Page 5 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 5
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Gênero estudado: notícia.
- Gêneros visitados: reportagem, entrevista e outros gêneros da esfera jornalística.
- O que é leitura.
- Procedimentos de leitura.
- Discurso: texto, contexto e interlocução.
- Texto e discurso – intertexto e interdiscurso.
- Elementos essenciais da comunicação.
- Funções da Linguagem.
- Linguagem e variação linguística.
- Oralidade e escrita.
- Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.
Os capítulos previstos para estudo no serão disponibilizados no Classroom da disciplina.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de
produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista
e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).
(EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da
escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição
de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso
crítico da língua.
(EM13LP12) Analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas e formatação das imagens
(enquadramento, ângulo/vetor, cor, brilho, contraste) e de sua sequenciação (disposição e
transição, movimentos de câmera, remix), das performances (movimentos do corpo, gestos,
ocupação do espaço cênico), dos elementos sonoros (entonação, trilha sonora, sampleamento
etc.) e das relações desses elementos com o verbal, levando em conta esses efeitos nas
produções de imagens e vídeos, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de
apreciação.
(EM13LP17) Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variação
fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes
dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar
a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição
de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às
variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos. (EM13LP19) Compartilhar
gostos, interesses, práticas culturais, temas/ problemas/questões que despertam maior interesse
ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e
interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e
afins.
(EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade,
denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas
e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como
forma de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da
responsabilidade.