Page 5 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 5

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

               -                      Gênero                       estudado:                       notícia.
                -  Gêneros  visitados:  reportagem,  entrevista  e  outros  gêneros  da  esfera  jornalística.
                - O que é leitura.
               -                      Procedimentos                        de                      leitura.
                - Discurso: texto, contexto e interlocução.
               - Texto e discurso – intertexto e interdiscurso.
               - Elementos essenciais da comunicação.
               -                       Funções                       da                       Linguagem.
                -              Linguagem                 e              variação               linguística.
                - Oralidade e escrita.
               - Estrutura de exercícios de ENEM e outros vestibulares.

               Os capítulos previstos para estudo no serão disponibilizados no Classroom da disciplina.

               CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

               (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de
               produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista
               e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).
               (EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da
               escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição
               de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso
               crítico da língua.
               (EM13LP12) Analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas e formatação das imagens
               (enquadramento,  ângulo/vetor,  cor,  brilho,  contraste)  e  de  sua  sequenciação  (disposição  e
               transição, movimentos de câmera, remix), das performances (movimentos do corpo, gestos,
               ocupação do espaço cênico), dos elementos sonoros (entonação, trilha sonora, sampleamento
               etc.)  e  das  relações  desses  elementos  com  o  verbal,  levando  em  conta  esses  efeitos  nas
               produções de imagens e vídeos, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de
               apreciação.
               (EM13LP17) Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variação
               fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes
               dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar
               a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição
               de  variedades  linguísticas  de  prestígio  e  estigmatizadas,  e  a  fundamentar  o  respeito  às
               variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos. (EM13LP19) Compartilhar
               gostos, interesses, práticas culturais, temas/ problemas/questões que despertam maior interesse
               ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e
               interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e
               afins.
               (EM13LP26)  Engajar-se  na  busca  de  solução  de  problemas  que  envolvam  a  coletividade,
               denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas
               e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como
               forma  de  fomentar  os  princípios  democráticos  e  uma  atuação  pautada  pela  ética  da
               responsabilidade.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10