Page 15 - Previsão 1ª serie E.M. - 1º Tri
P. 15
PARTE I
Introdução
• A Física na natureza e na tecnologia.
• Sistemas Internacional de Unidades (SI), Prefixos de unidades físicas.
• Transformações de unidades físicas e Notação Científica.
UNIDADE 1
Capítulos 1 – 3
Cinemática – Movimento e sua descrição
• Movimento Uniforme
• Movimento Uniformemente Variado
• Gráficos do Movimentos
II. COMPETÊNCIAS GERAIS:
- Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação
e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e
criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
III. EIXOS ESTRUTURANTES:
- Investigação Científica
- Processos Criativos
IV. PROCESSOS METODOLÓGICOS:
• Aulas com explicações de conteúdos e exemplos relacionados ao cotidiano.
• Aulas de exercícios do livro físico e digital e de fichas, durante a aula e lição de casa.
• Correções de exercícios de Lição de casa.
• Testes com exercícios dos vestibulares.
• Ferramentas Google: Classroom, Planilhas, Formulário, entre outras.
• Atividades experimentais.
• Atividades investigativas.
• Vídeos ilustrativos (FÍSICA E O COTIDIANO).
V. AVALIAÇÕES:
• P1 e P2 – Provas (P1 – 6 pontos e P2 – 12 pontos)
O formato de realização das provas será comentado com mais detalhes ao longo do trimestre.
Todas as datas de provas/atividades avaliativas estarão postadas no Google Classroom e no
Calendário Escolar.
Nas provas de questões dissertativas, seguir as estruturas de resoluções: dados do problema,
transformações de unidades, resoluções completas, cálculos bem explicados e detalhados e respostas
finais completas.
• ADOS – Atividades diversificadas e observações sistematizadas (12 pontos)
(tabela sujeita a alterações)