Page 8 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 8

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

        → Retomada das 14 escolas literárias.
        → Retomada e aprofundamento das 9 obras de leitura obrigatória para a Fuvest 2025.


                                           CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

        (EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e
        eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo
        cultural e aguçar a perspectiva crítica.
        Eixo 6.
        (EM13LP47) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e
        literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar
        obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists
        comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu
        tempo.
        Eixos 3 e 6.
        (EM13LP48)  Identificar  assimilações,  rupturas  e  permanências  no  processo  de  constituição  da  literatura
        brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental,
        em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
        Eixos 1 e 6.
        (EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão
        pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a
        múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura
        marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela
        literatura.
        Eixos 1 e 6.
        (EM13LP50)  Analisar  relações  intertextuais  e  interdiscursivas  entre  obras  de  diferentes  autores  e  gêneros
        literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a
        literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
        Eixo 6.
        (EM13LP51)  Selecionar  obras  do  repertório  artístico-literário  contemporâneo  à  disposição  segundo  suas
        predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia
        e criticidade no meio cultural.
        (EM13LP52) Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a
        portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da
        composição,  estilo,  aspectos  discursivos)  ou  outros  critérios  relacionados  a  diferentes  matrizes  culturais,
        considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos
        estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
        Eixos 1 e 2.
        (EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções,
        espetáculos  de  teatro  e  dança,  exposições  etc.  (resenhas,  vlogs  e  podcasts  literários  e  artísticos,  playlists
        comentadas, fanzines, e-zines etc.).
        Eixos 1 e 3.
        (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de recursos
        textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes
        etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
        Eixo 1.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13