Page 7 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 7
DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA
Fala, povo brasileiro!
Reta final, hein, galera? Momento de despedir-se do nosso amado Santa Clara! Mas por enquanto apenas, pois
vocês sempre voltarão para nos dar aquele caloroso abraço!
Neste trimestre derradeiro, estudaremos, sobretudo, as obras literárias com as quais vocês se depararão na
primeira e segunda fases da Fuvest 2025. Retomaremos algumas que vocês já estudaram e analisaremos outras
que vocês ainda não viram.
Ao longo das aulas, faremos uma análise estrutural, temática e linguística dessas obras, além de discutir trechos
significativos e que ilustram elementos e categorias fundamentais nelas presentes.
Paralelamente a isso, retomaremos características e obras importantes das 14 escolas literárias estudadas ao
longo das três séries do Ensino Médio.
Eis as obras da Fuvest 2025 sobre as quais nos aprofundaremos:
→ “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga (Arcadismo)
→ “Quincas Borba”, de Machado de Assis (Realismo)
→ “A Ilustre Casa de Ramires”, de Eça de Queirós (Realismo)
→ “Alguma Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade (Modernismo - 2ª Geração: 1930-1945)
→ “Os ratos”, de Dyonélio Machado (Modernismo - 2ª Geração: 1930-1945)
→ “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles (Modernismo - 2ª Geração: 1930-1945)
→ “Água Funda”, de Ruth Guimarães (Modernismo - 3ª Geração: 1945-1965)
→ “Nós matamos o cão tinhoso! ”, de Luís Bernardo Honwana (Modernismo em Moçambique)
→ “Dois irmãos”, de Milton Hatoum (Pós-Modernismo)
COMPETÊNCIAS GERAIS
EDUCAÇÃO BÁSICA
1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva.
5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva.
10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Investigação Científica, Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural