Page 7 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 7

DISCIPLINA: LITERATURA
        PROFESSOR MARCO ROBERTO BARCHETI URREA

        Fala, povo brasileiro!

        Reta final, hein, galera? Momento de despedir-se do nosso amado Santa Clara! Mas por enquanto apenas, pois
        vocês sempre voltarão para nos dar aquele caloroso abraço!

        Neste trimestre derradeiro, estudaremos, sobretudo, as  obras literárias  com  as quais vocês se depararão na
        primeira e segunda fases da Fuvest 2025. Retomaremos algumas que vocês já estudaram e analisaremos outras
        que vocês ainda não viram.
        Ao longo das aulas, faremos uma análise estrutural, temática e linguística dessas obras, além de discutir trechos
        significativos e que ilustram elementos e categorias fundamentais nelas presentes.
        Paralelamente a isso, retomaremos características e obras importantes das  14 escolas literárias estudadas ao
        longo das três séries do Ensino Médio.
        Eis as obras da Fuvest 2025 sobre as quais nos aprofundaremos:
        → “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga (Arcadismo)
        → “Quincas Borba”, de Machado de Assis (Realismo)
        → “A Ilustre Casa de Ramires”, de Eça de Queirós (Realismo)
        → “Alguma Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade (Modernismo - 2ª Geração: 1930-1945)
        → “Os ratos”, de Dyonélio Machado (Modernismo - 2ª Geração: 1930-1945)
        → “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles (Modernismo - 2ª Geração: 1930-1945)
        → “Água Funda”, de Ruth Guimarães (Modernismo - 3ª Geração: 1945-1965)
        → “Nós matamos o cão tinhoso! ”, de Luís Bernardo Honwana (Modernismo em Moçambique)
        → “Dois irmãos”, de Milton Hatoum (Pós-Modernismo)

        COMPETÊNCIAS GERAIS

        EDUCAÇÃO BÁSICA

        1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
        para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
        democrática e inclusiva.
        5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
        reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
        informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
        coletiva.
        10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
        tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

        EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

        Investigação Científica, Processos Criativos
        Mediação e Intervenção Sociocultural
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12