Page 4 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 4

8.  Autoconhecimento  e  Autocuidado  —  Conhecer-se,  apreciar-se  e  cuidar  de  sua  saúde  física e  emocional,
        compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
        capacidade para lidar com elas.
        Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e
        capacidade para lidar com elas.
        9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
        respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade
        de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
        qualquer natureza.
        Objetivo:  Fazer-se  respeitar  e  promover  o  respeito  ao  outro  e  aos  direitos  humanos,  com  acolhimento  e
        valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
        10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
        tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
        Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.

        EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica.

        CONTEÚDOS CONCEITUAIS

        - Dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
        - Concordância nominal e verbal.
        - Sintaxe de regência.
        - Crase.
        - Funções do “se” e do “que”.
        - Revisão: variação linguística, funções da linguagem, figuras de linguagem etc.

        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

        (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e
        seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas,
        papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de
        sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
        (EM13LP02)  Estabelecer  relações  entre  as  partes  do  texto,  tanto  na  produção  como  na  leitura/escuta,
        considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos
        e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática,
        e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas
        (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
        (EM13LP04) Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir
        consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e  relatos, fazendo uso de citações e
        paráfrases devidamente marcadas.
        (EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos
        e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se diante da questão
        discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
        (EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente
        àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos
        gramaticais  que  operam  como  modalizadores  (verbos  modais,  tempos  e  modos  verbais,  expressões  modais,
        adjetivos,  locuções  ou  orações  adjetivas,  advérbios, locuções  ou  orações adverbiais,  entonação  etc.),  uso  de
        estratégias  de  impessoalização  (uso  de  terceira  pessoa  e  de  voz  passiva  etc.),  com  vistas  ao  incremento  da
        compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os
        contextos de produção.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9