Page 4 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 4
8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
capacidade para lidar com elas.
Objetivo: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e
capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade
de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade, sem preconceito de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Objetivo: Tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e democráticos.
EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Dissertação para o ENEM e outros vestibulares.
- Concordância nominal e verbal.
- Sintaxe de regência.
- Crase.
- Funções do “se” e do “que”.
- Revisão: variação linguística, funções da linguagem, figuras de linguagem etc.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e
seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas,
papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de
sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos
e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática,
e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas
(causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
(EM13LP04) Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir
consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo uso de citações e
paráfrases devidamente marcadas.
(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos
e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se diante da questão
discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(EM13LP07) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente
àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos
gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais,
adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), uso de
estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da
compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos nos textos produzidos, considerando os
contextos de produção.