Page 5 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 5

(EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do Português, como a ordem dos constituintes da sentença
        (e  os  efeito  que  causam  sua  inversão),  a  estrutura  dos  sintagmas,  as  categorias  sintáticas,  os  processos  de
        coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a
        potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação
        comunicativa.
        (EM13LP09)  Fazer  curadoria  de  informações,  tendo  em  vista  diferentes  propósitos  e  projetos
        discursivos.   (EM13LP10)  Selecionar  informações,  dados  e  argumentos  em  fontes  confiáveis,  impressas  e
        digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
        adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
        (EM13LP15)  Planejar,  produzir,  revisar,  editar,  reescrever  e  avaliar  textos  escritos  e  multissemióticos,
        considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido
        e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto
        ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão
        e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos
        notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência
        verbal          etc.),         sempre           que          o           contexto          o          exigir.
        (EM13LP28)  Organizar  situações  de  estudo  e  utilizar  procedimentos  e  estratégias  de  leitura  adequados  aos
        objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
        (EM13LP30)  Realizar  pesquisas  de  diferentes  tipos  (bibliográfica,  de  campo,  experimento  científico,
        levantamento  de  dados  etc.),  usando  fontes  abertas  e  confiáveis,  registrando  o  processo  e  comunicando  os
        resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de
        compreender  como  o  conhecimento  científico  é  produzido  e  apropriar-se  dos  procedimentos  e  dos  gêneros
        textuais envolvidos na realização de pesquisas.
        (EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de
        diferentes  áreas  do  conhecimento, identificando  sua  organização  tópica e  a  hierarquização  das informações,
        identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
        (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local
        ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos,
        podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação
        de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas
        juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel
        de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

        AVALIAÇÃO

        Provas – Prova 1: 8,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 16,0 pontos (discursiva). As datas das provas serão
        disponibilizadas no calendário oficial.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10