Page 5 - Previsão 3ª serie E.M. - 3º Tri
P. 5
(EM13LP08) Analisar elementos e aspectos da sintaxe do Português, como a ordem dos constituintes da sentença
(e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de
coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a
potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação
comunicativa.
(EM13LP09) Fazer curadoria de informações, tendo em vista diferentes propósitos e projetos
discursivos. (EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e
digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento
adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido
e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto
ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão
e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos
notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência
verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos
objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os
resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de
compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros
textuais envolvidos na realização de pesquisas.
(EM13LP31) Compreender criticamente textos de divulgação científica orais, escritos e multissemióticos de
diferentes áreas do conhecimento, identificando sua organização tópica e a hierarquização das informações,
identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando enfoques tendenciosos ou superficiais.
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local
ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos,
podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação
de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas
juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel
de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.
AVALIAÇÃO
Provas – Prova 1: 8,0 pontos (múltipla escolha). Prova 2: 16,0 pontos (discursiva). As datas das provas serão
disponibilizadas no calendário oficial.