Page 18 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 18
Conteúdos Procedimentais
- Registros no caderno, dirigidos ou livres;
- Leitura de textos didáticos, literários, de jornais, entre outros;
- Análise de letras de músicas e poesias;
- Produção de respostas coesas e coerentes;
- Uso de ferramentas organizacionais (digitais ou não) como o Classroom e o Planner;
- Relação entre diferentes linguagens, como textos, gráficos e mapas.
Estudos do Meio
Itu, Salto e Porto Feliz
Neste Estudo do Meio, tentaremos compreender a importância da água na vida e perceber as
transformações de um rio ao longo de seu trajeto, através de observações da paisagem e do relevo.
Tentaremos também problematizar a influência humana no curso do rio Tietê e o quanto esta influência
acaba trazendo problemas para a saúde humana e potencializando desigualdades na sociedade. Será um
estudo em que também teremos a possibilidade de ver in loco alguns tipos de rocha, com ênfase na
formação sedimentar do Varvito.
Reciclázaro
Neste Estudo do Meio, teremos a oportunidade de refletir sobre a questão do consumo e do descarte de
resíduos produzidos pelos humanos, algo que também será trabalhado no Estudo do Meio de Itu. Assim,
teremos a oportunidade de pensar sobre o descarte correto que deve ser dado aos nossos resíduos,
assim como sobre o nosso consumo (e a ideia do consumismo) e o quanto este consumo sem freios tem
impactado nos problemas ambientais/climáticos que temos enfrentado na contemporaneidade.
Avaliação
Prova 1 8,0 pontos
Prova 2 16,0 pontos
Lições de casa 2,0 pontos
Trabalho 6,0 pontos
Trabalho 6,0 pontos
Postura de estudante, respeito e cooperação 2,0 pontos
Conclusão
Espero que este possa ser mais um trimestre potencialmente enriquecedor no sentido do conhecimento
e das descobertas. Espero também que a Geografia seja um “canal aberto” para a sua formação
humana e para o seu crescimento ético.
Estarei sempre à disposição para eventuais dúvidas, observações e críticas. Comunique-se.
Um forte abraço!
André F. Bevilacqua