Page 22 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 22

Artes







                   Queridos alunos


                Estamos  avançando  cada  vez  mais  no  desenvolvimento  e  aplicação  da
         linguagem artística. Conhecemos mais as formas de representação, o registro gráfico
         e o registro visual.Também desenvolvemos mais a percepção estética e sensorial de
         novas linguagens artísticas.
                Adorei ver o envolvimento de vocês com os trabalhos de Beatriz Milhazes e com
         o círculo cromático.
                Neste  trimestre,  teremos  o  grande  trabalho  para  a  Feira  Cultural,  com  dois
         projetos:  “Carne  Viva”  (de Artes),  conhecendo  os  artistas  Modesto  Brocos, Adriana
         Varejão e Angélica Dass e refletindo sobre o preconceito racial em nossa participação
         no  projeto  interdisciplinar  “Cidadania  Planetária”,  com  o  subtema:  Da  sucata  ao
         Everest , no qual trabalharemos juntamente com Ciências, conhecendo Aretha Duarte
         e Vik Muniz.















                Projeto Humanae, Angélica Dass e Projeto de Vik Muniz com colagem de sucata


                Também trabalharemos a questão da representação de proporção e volume no
         plano  bidimensional,  ou  seja,  como  podemos  representar  o  espaço  utilizando  os
         elementos da linguagem visual: a sombra, a luz e o volume. Será um preparo para os
         nossos projetos de Perspectiva para o próximo ano.
                Teremos então como eixo temático:


          “Arte: um exercício da percepção” com os seguintes CONTEÚDOS CONCEITUAIS:


                -Produção,organização e montagem de exposição e instalação artística para a
         Feira Cultural 2025.
                  -Compreensão dos dois projetos para a Feira,por meio da visualização de mapa
         mental dos sextos anos.
                  -Luz e sombra:Volume e representação do tridimensional. A artista inspiradora
         será Regina Silveira.


                Para  praticarmos  esses  conteúdos,  usaremos  os  seguintes  CONTEÚDOS
         PROCEDIMENTAIS:

                -Projetar  obras  que  proporcionem  uma  reflexão  aos  espectadores,
         apropriando-se de conceitos e materiais de Artes, no projeto “Carne Viva”.
                -Projetar  e  produzir  fotografia  e  colagem  com  sucata  para  criação  do  produto
         interdisciplinar “ da Sucata ao Everest”.
                -Vivenciar  a  experiência  de  observar  os  efeitos  de  sombra,  luz  e  volume,
                                                                                                                   22
         explorando a incidência de luz natural e artificial.
                -Interagir  com  obras  imaginárias,  onde  a  luz  é  o  elemento  chave,
         experimentando técnicas de expressão com sombreamento a grafite.
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27