Page 22 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 22
Artes
Queridos alunos
Estamos avançando cada vez mais no desenvolvimento e aplicação da
linguagem artística. Conhecemos mais as formas de representação, o registro gráfico
e o registro visual.Também desenvolvemos mais a percepção estética e sensorial de
novas linguagens artísticas.
Adorei ver o envolvimento de vocês com os trabalhos de Beatriz Milhazes e com
o círculo cromático.
Neste trimestre, teremos o grande trabalho para a Feira Cultural, com dois
projetos: “Carne Viva” (de Artes), conhecendo os artistas Modesto Brocos, Adriana
Varejão e Angélica Dass e refletindo sobre o preconceito racial em nossa participação
no projeto interdisciplinar “Cidadania Planetária”, com o subtema: Da sucata ao
Everest , no qual trabalharemos juntamente com Ciências, conhecendo Aretha Duarte
e Vik Muniz.
Projeto Humanae, Angélica Dass e Projeto de Vik Muniz com colagem de sucata
Também trabalharemos a questão da representação de proporção e volume no
plano bidimensional, ou seja, como podemos representar o espaço utilizando os
elementos da linguagem visual: a sombra, a luz e o volume. Será um preparo para os
nossos projetos de Perspectiva para o próximo ano.
Teremos então como eixo temático:
“Arte: um exercício da percepção” com os seguintes CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
-Produção,organização e montagem de exposição e instalação artística para a
Feira Cultural 2025.
-Compreensão dos dois projetos para a Feira,por meio da visualização de mapa
mental dos sextos anos.
-Luz e sombra:Volume e representação do tridimensional. A artista inspiradora
será Regina Silveira.
Para praticarmos esses conteúdos, usaremos os seguintes CONTEÚDOS
PROCEDIMENTAIS:
-Projetar obras que proporcionem uma reflexão aos espectadores,
apropriando-se de conceitos e materiais de Artes, no projeto “Carne Viva”.
-Projetar e produzir fotografia e colagem com sucata para criação do produto
interdisciplinar “ da Sucata ao Everest”.
-Vivenciar a experiência de observar os efeitos de sombra, luz e volume,
22
explorando a incidência de luz natural e artificial.
-Interagir com obras imaginárias, onde a luz é o elemento chave,
experimentando técnicas de expressão com sombreamento a grafite.