Page 15 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 15

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

               Vamos  continuar  ampliando  a  abordagem  que  já  iniciamos  no  segundo  trimestre,
        incorporando  ainda  mais  fontes  de  informação  por  meio  de  pesquisas  diversificadas.  Essa
        estratégia  visa  tornar  o  aprendizado  dos  conteúdos  conceituais  mais  dinâmico,  envolvente  e
        enriquecedor.  Estão  prontos  para  embarcar  nessa  jornada  de  descobertas  e  conhecimentos
          I
        aprofundados? Tenho certeza de que será uma experiência bastante estimulante para todos!

                                                         Fichamento


               Revise a Ficha 1 para relembrar o procedimento. Depois, leia um resumo sobre o tema. Ao
        fazer o fichamento de um texto, lembre-se de expressar as ideias do autor com suas próprias
        palavras. Além disso, é importante que você continue explorando o significado das palavras que

        ainda não conhece bem, assim como aquelas que você conhece, mas não tem total clareza.
        Dessa forma, você poderá criar suas próprias definições e compreender melhor o conteúdo.


                                                  Anotações dirigidas

               São  os  registros  sistematicamente  elaborados  pela  professora,  baseados  nas
        explicações detalhadas e nas discussões realizadas ao longo das aulas. Continuaremos a fazer
        pausas estratégicas em nossas intervenções para que as ideias abordadas oralmente possam
        ser  devidamente  estruturadas  na  forma  de  textos  escritos.  Como  já  foi  mencionado,  há
        liberdade  para  realizar  adições  e  complementos  às  propostas  iniciais,  enriquecendo  e
        aprofundando o conteúdo de maneira criativa e articulada.


                                                   Anotações livres

               Assim como nos dois trimestres anteriores, é importante que você continue realizando
        suas  anotações  autorais  ao  longo  das  aulas.  Fique  atento  aos  momentos  em  que
        interrompemos nossas explicações orais, criando um período de silêncio dedicado a que cada
        um  possa  registrar  suas  ideias  com  suas  próprias  palavras.  Essa  prática  favorece  a
        compreensão e a reflexão, além de fortalecer sua autonomia na construção do conhecimento.


                                                Produção de respostas

               A ficha 3 apresenta orientações detalhadas sobre a elaboração de respostas, destacando
        a importância de organizar suas ideias de maneira estruturada e coesa. Recomenda-se distribuir
        seus pensamentos em diversos parágrafos, criando uma narrativa fluida e bem articulada. Inicie

        sua resposta com uma introdução clara, que contextualize o tema e apresente sua abordagem
        de  forma  envolvente.  No  desenvolvimento,  explore  suas  ideias  de  maneira  aprofundada,
        incluindo detalhes, exemplos e argumentos que enriqueçam sua argumentação. Por fim, conclua
        sua  resposta  com  um  fechamento  que  sintetize  suas  principais  ideias,  reforçando  sua
        compreensão do assunto e deixando uma impressão duradoura. Ao seguir essas orientações,
        suas respostas se tornarão mais completas, articuladas e capazes de transmitir suas ideias de
        forma convincente e atraente.


                                 Pesquisa em diferentes fontes (Ateliê de Pesquisa)

               Prosseguiremos com a realização de pesquisas fundamentadas no estudo do meio e em
        outras fontes sobre a Casa do Samba, Maria Esther e Pirapora do Bom Jesus. Essa atividade faz
        parte do projeto Cidadania Planetária, que busca promover a conscientização e o cuidado com o
        nosso planeta. Ao final, cada grupo escreverá um texto na perspectiva de Maria Esther e criará              15
        versos  no  estilo  do  samba  paulista.  Quem  sabe,  até  poderemos  cantar  esses  versos!  Os
        resultados serão utilizados na Feira Cultural, onde serão apresentados para toda a comunidade.
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20