Page 15 - Previsão 6º ano - 3º Tri
P. 15
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Vamos continuar ampliando a abordagem que já iniciamos no segundo trimestre,
incorporando ainda mais fontes de informação por meio de pesquisas diversificadas. Essa
estratégia visa tornar o aprendizado dos conteúdos conceituais mais dinâmico, envolvente e
enriquecedor. Estão prontos para embarcar nessa jornada de descobertas e conhecimentos
I
aprofundados? Tenho certeza de que será uma experiência bastante estimulante para todos!
Fichamento
Revise a Ficha 1 para relembrar o procedimento. Depois, leia um resumo sobre o tema. Ao
fazer o fichamento de um texto, lembre-se de expressar as ideias do autor com suas próprias
palavras. Além disso, é importante que você continue explorando o significado das palavras que
ainda não conhece bem, assim como aquelas que você conhece, mas não tem total clareza.
Dessa forma, você poderá criar suas próprias definições e compreender melhor o conteúdo.
Anotações dirigidas
São os registros sistematicamente elaborados pela professora, baseados nas
explicações detalhadas e nas discussões realizadas ao longo das aulas. Continuaremos a fazer
pausas estratégicas em nossas intervenções para que as ideias abordadas oralmente possam
ser devidamente estruturadas na forma de textos escritos. Como já foi mencionado, há
liberdade para realizar adições e complementos às propostas iniciais, enriquecendo e
aprofundando o conteúdo de maneira criativa e articulada.
Anotações livres
Assim como nos dois trimestres anteriores, é importante que você continue realizando
suas anotações autorais ao longo das aulas. Fique atento aos momentos em que
interrompemos nossas explicações orais, criando um período de silêncio dedicado a que cada
um possa registrar suas ideias com suas próprias palavras. Essa prática favorece a
compreensão e a reflexão, além de fortalecer sua autonomia na construção do conhecimento.
Produção de respostas
A ficha 3 apresenta orientações detalhadas sobre a elaboração de respostas, destacando
a importância de organizar suas ideias de maneira estruturada e coesa. Recomenda-se distribuir
seus pensamentos em diversos parágrafos, criando uma narrativa fluida e bem articulada. Inicie
sua resposta com uma introdução clara, que contextualize o tema e apresente sua abordagem
de forma envolvente. No desenvolvimento, explore suas ideias de maneira aprofundada,
incluindo detalhes, exemplos e argumentos que enriqueçam sua argumentação. Por fim, conclua
sua resposta com um fechamento que sintetize suas principais ideias, reforçando sua
compreensão do assunto e deixando uma impressão duradoura. Ao seguir essas orientações,
suas respostas se tornarão mais completas, articuladas e capazes de transmitir suas ideias de
forma convincente e atraente.
Pesquisa em diferentes fontes (Ateliê de Pesquisa)
Prosseguiremos com a realização de pesquisas fundamentadas no estudo do meio e em
outras fontes sobre a Casa do Samba, Maria Esther e Pirapora do Bom Jesus. Essa atividade faz
parte do projeto Cidadania Planetária, que busca promover a conscientização e o cuidado com o
nosso planeta. Ao final, cada grupo escreverá um texto na perspectiva de Maria Esther e criará 15
versos no estilo do samba paulista. Quem sabe, até poderemos cantar esses versos! Os
resultados serão utilizados na Feira Cultural, onde serão apresentados para toda a comunidade.