Page 19 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 19

Americana, os EUA no século XIX, a Revolução Francesa e a Era Napoleônica.

              Neste trimestre analisaremos as consequências da Era Napoleônica na Europa e na América – movimentos
        de independências e revoluções.

        CONTEÚDO CONCEITUAL

        Capítulos do nosso livro:


        Capítulo 18 – Processo de independência

        Capítulo 20 – Primeiro Reinado

        Capítulo 21 – Segundo Reinado

        Capítulo 19 – As Revoluções europeias do século XIX


        Habilidades:

            1.  Analisar criticamente os fatores internos e externos que influenciaram o processo de Independência do
               Brasil, considerando os interesses econômicos, políticos e sociais envolvidos.
            2.  Interpretar fontes históricas (documentos, cartas, imagens, mapas) relacionadas ao Primeiro e Segundo
               Reinado, identificando os diferentes discursos e visões sobre o papel da monarquia e a formação do
               Estado brasileiro.

        Competências:

            1.  Compreender os processos históricos que levaram à formação do Brasil como nação independente e os
               desafios da consolidação política e territorial durante o período imperial.
            2.  Desenvolver argumentação crítica, relacionando os acontecimentos do século XIX com questões
               contemporâneas, como o papel das instituições políticas, os conflitos sociais e a construção da
               identidade nacional.

              3.    Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando formas
        de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação e identificar ações que promovam os direitos
        Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

        CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

        - Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.

        - Desenvolvimento de argumentação e de síntese.


        - Elaboração qualitativa das tarefas.

        - Leitura e interpretação de imagens.

        - Participação positiva em sala de aula.

        As nossas ADOS (atividades diversificadas e observações sistematizadas), neste trimestre, serão divididas da
        seguinte forma:
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24