Page 19 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 19
Americana, os EUA no século XIX, a Revolução Francesa e a Era Napoleônica.
Neste trimestre analisaremos as consequências da Era Napoleônica na Europa e na América – movimentos
de independências e revoluções.
CONTEÚDO CONCEITUAL
Capítulos do nosso livro:
Capítulo 18 – Processo de independência
Capítulo 20 – Primeiro Reinado
Capítulo 21 – Segundo Reinado
Capítulo 19 – As Revoluções europeias do século XIX
Habilidades:
1. Analisar criticamente os fatores internos e externos que influenciaram o processo de Independência do
Brasil, considerando os interesses econômicos, políticos e sociais envolvidos.
2. Interpretar fontes históricas (documentos, cartas, imagens, mapas) relacionadas ao Primeiro e Segundo
Reinado, identificando os diferentes discursos e visões sobre o papel da monarquia e a formação do
Estado brasileiro.
Competências:
1. Compreender os processos históricos que levaram à formação do Brasil como nação independente e os
desafios da consolidação política e territorial durante o período imperial.
2. Desenvolver argumentação crítica, relacionando os acontecimentos do século XIX com questões
contemporâneas, como o papel das instituições políticas, os conflitos sociais e a construção da
identidade nacional.
3. Analisar situações de vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., problematizando formas
de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação e identificar ações que promovam os direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
- Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
- Elaboração qualitativa das tarefas.
- Leitura e interpretação de imagens.
- Participação positiva em sala de aula.
As nossas ADOS (atividades diversificadas e observações sistematizadas), neste trimestre, serão divididas da
seguinte forma: