Page 18 - Previsão 3ª serie E.M. - 2º Tri
P. 18
• Interpretar e elaborar modelos simplificados de determinadas situações, a partir
dos quais seja possível levantar hipóteses e fazer previsões.
✓ COMPETÊNCIAS GERAIS:
- Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva.
- Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer
à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica,
a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas.
✓ EIXOS ESTRUTURANTES:
- Investigação Científica
- Processos Criativos
✓ PROCESSOS METODOLÓGICOS:
✓ Aulas com explicações de conteúdos e exemplos relacionados ao cotidiano
✓ Aulas de exercícios do livro físico e digital e de fichas, durante a aula e lição de casa
✓ Correções de exercícios de Lição de casa
✓ Testes com exercícios dos vestibulares
✓ Atividades Investigativas
✓ Oficinas Investigativas (Simulações)
✓ Aulas de aprofundamento/Estudos Avançados
✓ Ferramentas Google: Classroom, Planilhas, Formulário, entre outras.
✓ Vídeos ilustrativos (FÍSICA E O COTIDIANO)
✓ Entrega de exercícios de REVISÃO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO.
AVALIAÇÕES:
• P1 e P2 – Provas (P1 – 6 pontos e P2 – 12 pontos)
Nas provas de questões escritas, seguir as estruturas de resoluções: dados do problema,
transformações de unidades, resoluções, cálculos e respostas finais.
OBSERVE E SIGA, COM ATENÇÃO, A TABELA DE ADOS
DO SEU ITINERÁRIO FORMATIVO ESCOLHIDO:
ITINERÁRIO FORMATIVO EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
• ADOS – Atividades diversificadas e observações sistematizadas (12 pontos)
(Tabela sujeita a alterações)