Page 8 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 8

(EM13LP14) Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção,
            à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade
            linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação,
            ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade
            significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).
            (EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos,
            considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a
            ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo
            e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais
            geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse
            contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada,
            mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
            (EM13LP22) Analisar o histórico e o discurso político de candidatos e de partidos, como também
            propagandas políticas e programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e
            tomar decisões fundamentadas.
            (EM13LP26) Engajar-se na busca de solução de problemas que envolvam a coletividade, denunciando
            o  desrespeito  a  direitos,  organizando  e/ou  participando  de  discussões,  campanhas  e  debates,
            produzindo textos reivindicatórios, normativos, dentre outras possibilidades, como forma de fomentar
            os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade.
            (EM13LP28) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados
            aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
            (EM13LP29) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
            levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando
            os resultados, tendo em vista os objetivos colocados e demais elementos do contexto de produção,
            como  forma  de  compreender  como  o  conhecimento  científico  é  produzido  e  apropriar-se  dos
            procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
            (EM13LP30) Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico,
            levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando
            os resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção,
            como  forma  de  compreender  como  o  conhecimento  científico  é  produzido  e  apropriar-se  dos
            procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.
            (EM13LP31)  Compreender  criticamente  textos  de  divulgação  científica  orais,  escritos  e
            multissemióticos  de  diferentes  áreas  do  conhecimento,  identificando  sua  organização  tópica  e  a
            hierarquização das informações, identificando e descartando fontes não confiáveis e problematizando
            enfoques tendenciosos ou superficiais.
            (EM13LP32) Selecionar, elaborar e utilizar instrumentos simples de coleta de dados e informações
            (questionários, enquetes, mapeamentos, opinários) e de tratamento e análise dos conteúdos obtidos,
            que atendam adequadamente a diferentes objetivos de pesquisa.
            (EM13LP33) Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de levantamentos e
            pesquisas  –  texto  monográfico,  ensaio,  artigo  de  divulgação  científica,  verbete  de  enciclopédia
            (colaborativa ou não), infográfico (estático ou animado), relato de experimento, relatório, relatório
            multimidiático  de  campo,  reportagem  científica,  podcast  ou  vlog  científico,  apresentações  orais,
            seminários, comunicações em mesas redondas, mapas dinâmicos etc. –, considerando o contexto de
            produção e utilizando os conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-
            se em processos significativos de socialização e divulgação do conhecimento.
            (EM13LP44)  Analisar,  discutir,  produzir  e  socializar,  tendo  em  vista  temas  e  acontecimentos  de
            interesse  local  ou  global,  notícias,  fotodenúncias,  fotorreportagens,  reportagens  multimidiáticas,
            documentários,  infográficos,  podcasts  noticiosos,  artigos  de  opinião,  críticas  da  mídia,  vlogs  de
            opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros
            gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13