Page 7 - Previsão 2ª serie E.M. - 2º Tri
P. 7

10.  Agir  pessoal  e  coletivamente  com  autonomia,  responsabilidade,  flexibilidade,  resiliência  e
            determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
            e solidários.
            Objetivo:  Tomar  decisões  com  princípios  éticos,  democráticos,  inclusivos,  sustentáveis  e
            democráticos.

            EIXOS ESTRUTURANTES DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: investigação científica,
            processos criativos, mediação e intervenção sociocultural.

            CONTEÚDOS CONCEITUAIS
            - Gêneros estudados: carta, abaixo-assinado, discurso político e projeto acadêmico (SAP- apenas
            para o itinerário de Humanidades).
            - Gêneros visitados: gêneros da esfera jornalística, acadêmica e digital.
            - Procedimentos de leitura e escrita.
            - Morfologia: verbos, advérbios, preposição, conjunção e interjeição.

            CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
            (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de
            produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de
            vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
            possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes
            situações.
            (EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
            considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente
            elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua
            progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações
            lógico-discursivas  envolvidas  (causa/efeito  ou  consequência;  tese/argumentos;  problema/solução;
            definição/exemplos etc.).
            (EM13LP05)  Analisar,  em  textos  argumentativos,  os  posicionamentos  assumidos,  os  movimentos
            argumentativos  e  os  argumentos  utilizados  para  sustentá-los,  para  avaliar  sua  força  e  eficácia,  e
            posicionar-se diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos
            linguísticos necessários.
            (EM13LP07)  Analisar,  em  textos  de  diferentes  gêneros,  marcas  que  expressam  a  posição  do
            enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa)
            e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos
            verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações
            adverbiais, entonação etc.), uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz
            passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses
            elementos nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
            (EM13LP09)  Fazer  curadoria  de  informações,  tendo  em  vista  diferentes  propósitos  e  projetos
            discursivos.   (EM13LP10)  Selecionar  informações,  dados  e  argumentos  em  fontes  confiáveis,
            impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um
            nível  de  aprofundamento  adequado  (para  além  do  senso  comum)  e  contemple  a  sustentação  das
            posições defendidas.
            (EM13LP12)  Analisar  efeitos  de  sentido  decorrentes  de  escolhas  e  formatação  das  imagens
            (enquadramento, ângulo/vetor, cor, brilho, contraste) e de sua sequenciação (disposição e transição,
            movimentos de câmera, remix), das performances (movimentos do corpo, gestos, ocupação do espaço
            cênico), dos elementos sonoros (entonação, trilha sonora, sampleamento etc.) e das relações desses
            elementos com o verbal, levando em conta esses efeitos nas produções de imagens e vídeos, para
            ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de apreciação.
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12